A EVOLUÇÃO DOS APARELHOS CELULARES

Os telefones celulares, desde a sua criação, revolucionaram a forma como nos comunicamos com os outros. Desde então, de praticamente qualquer lugar do mundo, você pode se comunicar com qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo. O desenvolvimento dos telefones celulares, juntamente com o advento dos smartphones e da internet móvel, é cada vez mais poderoso, seguido pelo desenvolvimento da tecnologia. Agora você pode não apenas se comunicar com qualquer pessoa por voz, mas também via Internet, email e batepapo. Além, é claro, de ter acesso a praticamente todo o conhecimento da humanidade e alguns aplicativos cada vez mais úteis na palma da sua mão.
O primeiro telefone celular foi este pequeno tijolo chamado DynaTAC 8000X. Criado pela Motorola em 1983, custou US$
.000 no lançamento e rapidamente se tornou um símbolo de status, apesar de seu peso considerável.
Nos anos seguintes ao primeiro telefone celular, a tecnologia melhorou rapidamente, permitindo que os primeiros telefones celulares produzidos em massa para o público em geral aparecessem em 1992.

Eles eram menores.

Em 1997, surgiram os primeiros telemóveis com ecrã a cores. A pioneira é a Siemens S10, disponível em quatro cores. Nesse ponto, a personalização do celular também começou: a Ericsson fez um celular que podia mudar as teclas do teclado e a Nokia lançou um celular que podia mudar a cor do celular.
A partir de 1999, a intenção de ter um celular começou a mudar. A miniaturização das tecnologias não apenas permite que os telefones fiquem cada vez menores, mas também permite que várias outras tecnologias se tornem significativamente menores.

Com isso, algumas dessas tecnologias também começam a ser adicionadas aos celulares, incorporadas em seus sistemas operacionais e acessíveis pelo teclado, como se fosse apenas mais uma função dos celulares.

Entre as funções adicionadas neste momento: acesso à Internet, chamadas de vídeo, navegação GPS, corretor ortográfico, câmera, toque, MP3 player, Bluetooth, cartão de memória externo e MMS (sucessor do SMS).
As diversas funções do telemóvel e as suas novas utilizações tornaram-no num dispositivo universal, não apenas num telemóvel. Desde 2003, a mudança na direção de uso também levou a uma mudança na direção do design.

Novos smartphones com telas coloridas maiores e teclados maiores, e às vezes até teclados QWERTY completos. O objetivo é facilitar o uso de formas alternativas de comunicação, como SMS, MMS e Internet, além, é claro, de outros meios, como tirar fotos e jogar jogos especialmente pensados para ele.


Foi quando começou a adoção do 3G, além da implantação do WiFi, a criação do primeiro celular à prova d’água, a navegação na Internet totalmente realizada (graças ao Opera Mini) e as implementações começaram a lançar realidade aumentada Programas.
Em maio de 2007, os telefones celulares experimentaram uma revolução com a introdução do primeiro iPhone. O iPhone não foi o primeiro telefone com tela sensível ao toque, mas ajudou a popularizá-lo e se tornar o padrão para telefones celulares modernos.

Com o iPhone vieram os aplicativos populares, ou seja, aplicativos móveis e lojas de aplicativos, com a Apple App Store.
A tela sensível ao toque rapidamente atraiu o público e várias empresas buscaram competir com ela. O Google criou o Android, e o sistema praticamente se tornou um padrão entre os smartphones para concorrer com o iPhone.


Este concurso resultou na adição de vários novos recursos, como controle de voz, câmera de lente dupla, reconhecimento facial, digitalização de impressões digitais, display de alta definição (HD) e até monitoramento de frequência cardíaca.

A partir de 2015, houve uma mudança interessante: até então a tendência era tornar os celulares cada vez menores, para serem cada vez mais portáteis. No entanto, com o uso de telas sensíveis ao toque e tornandoo um dispositivo allinone, a tendência começou a aumentar de tamanho, permitindo maior resolução e usabilidade. Agora podemos até usar telefones celulares para pagar!

Os telefones celulares cresceram rapidamente e conquistaram o mundo com sua simplicidade e flexibilidade. E a tendência é para o surgimento de inovações.