O que é cartão de proximidade

O cartão de proximidade é um meio de pagamento que permite efetuar compras aproximando o cartão da máquina. Dessa forma, o comprador só precisa tocar ou aproximar o cartão da máquina para realizar a operação, não sendo necessário inserir ou deslizar o cartão.

Dependendo do valor, será necessária ou não uma senha. Geralmente, valores abaixo de R$ 200 não exigem senha, no entanto, algumas instituições financeiras permitem que você defina um limite máximo estimado de pagamento.

Se esta opção estiver disponível, pode configurá-la através do site ou app do seu banco. Se você quiser que uma senha seja exigida para qualquer transação aproximada, você deve configurá-la com seu emissor.

Com isso você ganha agilidade e praticidade. As etiquetas de proximidade podem ser físicas ou digitais. Isso significa que é possível usar carteiras virtuais, disponíveis em smartphones, smartwatches e outros dispositivos eletrônicos, entregando com um dos elementos outrora essenciais para o consumidor: use a carteira.

Esta actividade é suportada por tecnologias como NFC (Near Field Communication) e RFID (Radio Frequency Identification), estando também ligada ao movimento cashless, que pode prever o fim do numerário.

COMO SABER SE O MEU CARTÃO É CONTACTE-NOS?


Para saber se o seu cartão é contactless, procure um símbolo de onda (muito semelhante à tecnologia WiFi) na frente ou no verso do seu cartão de crédito.

COMO FUNCIONA A TECNOLOGIA DE CONTATO?

Tecnologia contactless que permite o pagamento através de um cartão ou dispositivo eletrónico. Assim, o consumidor só tem que se aproximar do assunto a uma distância de cerca de
cm do leitor e a transação é realizada automaticamente.

Durante a compra, as informações da conta são compartilhadas por ondas de rádio entre o cartão (ou aplicativo) e o terminal. Todas as transações são criptografadas, garantindo a segurança do comprador.

QUAIS AS VANTAGENS DO CARTÃO CONTACTO?

Os cartões contactless oferecem uma série de vantagens aos consumidores. Alguns deles são:

Comodidade: o cartão de acesso não requer o uso de senha para efetuar compras dentro dos limites estabelecidos. No caso de cartões virtuais, também não há necessidade de usar carteiras físicas e dinheiro

Agilidade: os pagamentos são feitos mais rápidos

Facilidade de uso: basta segurar o cartão próximo ao leitor para efetuar pagamentos

Segurança: cartão sem contato criptografado

Versatilidade: tecnologia aceita na maioria das máquinas caça-níqueis e outros leitores

Plano de fidelidade: em alguns casos, descontos, pontos em pacotes de fidelidade ou reembolsos

Saneamento: como nenhum contato físico, o cartão está mais próximo da higiene e reduz a possibilidade de transmissão da doença.

TEM GARANTIA DE PAGAMENTO LIMITADO?

Pagar por contacto é tão seguro como pagar com cartão com chip, se não mais. De fato, os dados são protegidos com criptografia, impedindo a cópia ou o acesso às informações do usuário.

Isso não quer dizer que o cartão de proximidade seja isento de riscos, como você verá a seguir.

O QUE SÃO OS RISCOS DE CARTÕES DE APROVAÇÃO?

A transferência do cartão vizinho não é resultado de um erro tecnológico. O que está acontecendo são crimes cometidos por quem se aproveita das circunstâncias ou do desconhecimento do titular do cartão.

É muito comum que os cartões mais populares estejam equipados com um método de pagamento com abordagem automatizada. Ou seja, para realizar transações dentro dos limites dos cartões sem contato, apenas a máquina precisa estar posicionada na distância necessária.

Em outros casos, o golpe incluiu o aproveitamento da desatenção do consumidor em gastar um valor maior, problema também encontrado nos cartões tradicionais.

Em algumas situações, o cliente simplesmente desconhece a tecnologia e não tem interesse em trancar o cartão em caso de perda ou roubo, como qualquer pessoa com um objeto na mão.

Algumas ações recomendadas para evitar fraudes com cartões proxy são:

Habilitar notificações automáticas de aplicativos bancários e carteiras eletrônicas

Consultar o valor debitado no ato do pagamento

Monitorar seu extrato regularmente

Bloqueie seu cartão imediatamente em caso de perda ou roubo

Declare compras não reconhecidas ao banco.

E, se o consumidor desejar, pode solicitar a suspensão dos pagamentos de vizinhança, conforme o emitente permitir.

Os cartões de proximidade podem trazer muitos benefícios aos consumidores. Mesmo assim, ainda é preciso estar atento para evitar que golpes e fraudes sejam adotados por meio dessa tecnologia.

Se gostou deste texto, provavelmente também vai querer saber qual é a nova fase do Open Banking e como pode beneficiá-lo.