Como Surgiu o Nome Bluetooth?

O nome Bluetooth vem do rei dinamarquês Harald “Bluetooth” Gormsson, um dos grandes líderes da união dinamarquesa-norueguesa em 958. Este apelido, que se traduz em português é como O “dente azul”, que se deve a um dos dentes podres do monarca, é quase verde escuro e de cor cinza.

De acordo com funcionários do protocolo, o nome surgiu em 1996, quando três grandes líderes do mercado de tecnologia da época – Intel, Ericsson e Nokia – se reuniram para discutir padronização de padrões de comunicação. Durante a reunião, o engenheiro da Intel Jim Kardach sugeriu que o protocolo em desenvolvimento deveria ter o codinome “Bluetooth”, que mais tarde se tornaria o nome final.


Por que Kardach se lembra do rei dinamarquês é desconhecido, mas diz-se que o engenheiro leu o romance Long Ships, que conta histórias e aventuras vikings. Uma das histórias incluídas no livro descreve como “Bluetooth” Gormsson uniu as tribos sob seu domínio.

Não refutando essa teoria, o site oficial do Bluetooth menciona que Kardach notou semelhanças na história com o protocolo de comunicação proposto. O CEO disse: “O rei Harald ‘Bluetooth’ é mais conhecido por unificar a Escandinávia, assim como pretendemos unificar as indústrias de PC e telefonia móvel com wireless de curto alcance.

MENOS TEMPO MAS SEM CRIAÇÃO

No final da fase de desenvolvimento, os esforços da equipa de marketing voltaram-se para encontrar um nome exacto. As opções mais interessantes são RadioWire ou PAN (Personal Area Network) – esta última é a mais apreciada. O material promocional começou a ser produzido além da sigla, até que após mais pesquisas percebeu-se que era um resultado extremamente comum na internet.

Não haverá tempo para voltar e escolher o nome RadioWire até o lançamento, mas ele precisa de um nome para iniciar o protocolo – então Bluetooth é a única opção que resta. Felizmente para os responsáveis pelo padrão, o nome rapidamente pegou e se tornou sinônimo de transmissão de dados a curta distância.


DE ONDE VEM O LOGOTIPO BLUETOOTH?

Também de origem nórdica, o logotipo do selo Bluetooth desde sua criação vem da reprodução de símbolos rúnicos (antigas letras germânicas e escandinavas) combinando os caracteres “H” e “B”, abreviação de Harald Bluetooth.