Como economizar imposto de renda

 34 total views

Como contribuinte, você não deve ver o imposto de renda como um encargo financeiro. Em vez disso, observe as opções de economia de impostos e explore oportunidades para aproveitar ao máximo suas economias de impostos, incluindo vários investimentos em benefícios fiscais em seu portfólio financeiro. Saiba mais sobre como economizar imposto de renda usando este guia detalhado sobre opções de economia de impostos.

Como economizar imposto de renda?

Na Índia, todos os assuntos relacionados ao imposto de renda são monitorados sob a Lei de Imposto de Renda de 1961. De acordo com esta Lei, é necessário que sua renda ou lucro esteja sujeito a tributação (avaliação fiscal) em cada exercício financeiro, e é por isso que você deve estar ciente de como economizar imposto de renda.

Dependendo de sua renda total, você pode escolher várias opções de investimento em benefícios fiscais e planejar sua economia de imposto de renda de acordo. Para conhecer em profundidade as várias maneiras pelas quais você pode economizar impostos, é necessário que você entenda como várias opções de economia de impostos são cobertas por esta lei. Neste artigo, passaremos por todas as principais deduções fiscais sob a Lei do Imposto de Renda:

Seção 80C (até Rs.1,5 lakh)
Seção 80CCD no NPS
Seção 80D sobre Prêmio de Seguro de Saúde
Seção 80E sobre Empréstimo para Educação
Seção 80EE Rs. até 50.000
Seção 80G sobre doações feitas
Seção 80GG em HRA
Seção 80TTA sobre Juros Bancários

Como economizar imposto usando deduções de imposto de renda?

O primeiro passo para entender como economizar no imposto de renda é conhecer as diversas deduções permitidas pela Lei do Imposto de Renda para investimentos em benefícios fiscais. Ele pode ajudá-lo a reduzir sua renda tributável de acordo com as opções de economia de impostos que você escolher.

Há uma série de investimentos em benefícios fiscais ou despesas elegíveis incorridas para a dedução, cuja comprovação o torna elegível para a dedução e pode planejar a economia de imposto de renda de acordo. Além disso, diferentes seções da Lei do Imposto de Renda são dedicadas a diferentes investimentos em benefícios fiscais que você deve conhecer para aprender sobre economias fiscais.

Vamos discutir as várias deduções relacionadas a investimentos em benefícios fiscais e outras contribuições para ter uma ideia de como economizar imposto de renda:

1. Seção 80C

A Seção 80C é uma parte importante da Lei do Imposto de Renda, portanto, você deve conhecer as várias opções de economia de impostos envolvidas e entender como maximizar a economia de imposto de renda.

Você pode solicitar uma dedução sob a seção 80C do Imposto de Renda 1961 em seus investimentos em benefícios fiscais (investimentos em benefícios fiscais) e contribuições para vários produtos financeiros. Muitos profissionais de impostos consideram principalmente as deduções de 80C ao explicar a economia de imposto de renda.

Sob a seção 80C[1] você pode pagar R$ 1,5 lakh dedução pode ser aproveitado. Junto com isso, dê uma olhada nas opções de economia de impostos, como ELSS e PPF, para conhecer a fundo as economias de imposto de renda.

Valor do Prêmio de Seguro de Vida, Investimento ELSS, Depósito Fixo de Economia Fiscal (Depósito Fixo de Economia de Imposto), Investimento PPF, Contribuição PF (Contribuição do Empregado / Contribuição do Empregado apenas), Valor do Reembolso do Principal do Empréstimo Habitacional (Valor do Reembolso do Principal do Empréstimo Residencial) e muitos outros rendimentos Leis fiscais incorporadas em 1961.

Fora das deduções acima mencionadas, uma dedução total de Rs.1,5 lakh pode ser reivindicada. É importante considerar os diferentes aspectos de economia fiscal de diferentes investimentos em benefícios fiscais como parte do planejamento tributário.

2. Seção 80CCD

Enquanto aprende sobre como economizar no imposto de renda, você já deve ter ouvido falar sobre o Sistema Nacional de Previdência (NPS). O NPS é uma opção de economia de impostos que você pode optar para reduzir sua renda tributável líquida. A seção 80CCD cobre as deduções cujos benefícios você pode aproveitar com os investimentos feitos em seu NPS. Para entender como economizar imposto de renda com o NPS, você deve primeiro entender detalhadamente a Seção 80CCD.

As duas subseções do 80CCD explicam em detalhes como se pode economizar imposto de renda com NPS:

Seção 80 CCD (1)


Ele incorpora o investimento em benefícios fiscais (investimento em benefícios fiscais) no NPS, o que o torna elegível para deduções. De acordo com sua intenção sobre como economizar imposto de renda, você pode investir em NPS e obter a facilidade de benefícios fiscais.

A dedução máxima para assalariados (assalariados) e trabalhadores por conta própria (por conta própria) ao abrigo desta subsecção é de 10% do seu salário e 20% do rendimento bruto total (rendimento bruto), respectivamente. Você deve saber disso ao planejar um plano de economia de imposto de renda.

Seção 80CCD (1B)


80C em Rs. 1,5 lakh a partir do limite de Rs. Isso inclui o investimento em benefícios fiscais com uma dedução adicional de ₹ 50.000. Se você ganha um bom salário, deve incluir as opções de economia de impostos cobertas nesta seção em seu plano de economia de imposto de renda.

3. Seção 80D

Sob esta seção para o prêmio pago contra a opção de economia de impostos do Seguro de Saúde (Seguro de Saúde) [2], você pode pagar até Rs. Você pode aproveitar a facilidade de dedução de até Rs.1 lakh. Ao planejar um plano de economia de imposto de renda, lembre-se de que ele inclui o duplo benefício de cobertura de saúde e deduções fiscais.

As subdivisões para o limite de dedução fiscal são as seguintes:

  • Prêmio de seguro médico para si mesmo, cônjuge e filhos até Rs. 25.000 dedução
  • Se você é um idoso, então Rs. 50.000 dedução
  • Prêmio pago por seus pais até Rs. 25.000 dedução
  • Se seus pais são idosos, então Rs. 50.000 dedução

É importante conhecer essas subdivisões para uma compreensão mais profunda de como economizar no imposto de renda. Leia também: Dicas a considerar antes de comprar uma apólice de seguro de saúde na Índia

4. Seção 80E

Como parte deste esquema de Como Economizar Imposto de Renda, o empréstimo educacional tomado por você pode aproveitar a facilidade de dedução de impostos. Ao contrário de outras opções de economia de impostos, os juros (juros) pagos por você para um empréstimo educacional são elegíveis para dedução de acordo com a seção 80E.

Para entender mais sobre como o imposto de renda pode ser economizado nesta seção, você deve primeiro verificar o valor total pago como juros do empréstimo (juros do empréstimo) em um ano financeiro.

Ao contrário de outros tipos de investimentos em benefícios fiscais, não há limite superior para a dedução de reivindicações feitas sob esta seção. Este é o fator mais diferente que você deve saber ao considerar como economizar imposto de renda.

5. Seção 80EE

Você deve considerar o empréstimo à habitação (empréstimo à habitação) que tomou ao planear os seus impostos. Como a Seção 80EE sobre o pagamento feito por você para juros de empréstimo à habitação (juros de empréstimo à habitação) atrairá Rs. Permite dedução de impostos de até 50.000. Este benefício fiscal está acima do limite da seção 80C, que inclui várias opções de economia de impostos.

Se você está comprando uma casa pela primeira vez, inclua esta seção em seu planejamento tributário. Além disso, o valor do empréstimo (valor do empréstimo) de Rs. Não deve ser superior a 35 lakhs. Saber sobre essas informações importantes é muito importante quando se pensa em economizar no imposto de renda.

6. Seção 80G

A doação é considerada uma opção de economia de impostos para os contribuintes indianos. Portanto, fazer as coisas para o seu próprio bem deve ser incluído em suas estratégias de economia de impostos. Você pode reivindicar uma dedução sob a seção 80G em doações feitas a organizações sem fins lucrativos.

Ao fazer o planejamento de economia de impostos sob a seção 80G, você deve estar ciente dos seguintes fatos:

  • Para ser elegível para a dedução, as doações devem ser feitas apenas para sociedades registradas sob a seção 12A.
  • Rupia. Doações em dinheiro acima de 2000 não são consideradas válidas para a dedução.

7. Seção 80GG

Ao planejar como economizar imposto de renda como indivíduo assalariado, você pode reivindicar uma dedução no componente HRA do seu salário. No entanto, se você mora em uma casa alugada e seu salário não inclui HRA, você pode solicitar uma dedução sob a seção 80GG. O aluguel pago por você dessa forma se torna uma opção de economia de impostos para você exercer.

A condição sob esta seção é que você não deve ser o proprietário de uma casa. Além disso, você pode reivindicar economias fiscais sob a seção 80GG uma vez por ano, o que for menor:

  • Rupia. 5000 por mês
  • 25% do seu salário anual
  • Aluguel total pago – 10% da renda total

8. Seção 80 TTA

Sua conta poupança (conta poupança) dá juros depois de algum tempo. Torna-se parte de sua renda e, portanto, pode atuar como um investimento de benefício fiscal. A seção 80TTA permite a dedução sobre a receita de juros (receita de juros).

Para entender melhor como economizar imposto de renda sob a Seção 80TTA, você deve saber que:

  • Sobre a receita de juros (receita de juros) recebida de uma conta poupança (conta poupança) em um banco/correio
  • Rupia. Sobre juros recebidos até o limite de 10.000
Se você está tendo problemas para entender como economizar imposto de renda, aproveite a facilidade de dedução dos juros ganhos junto com outras opções de economia de impostos.

Dúvidas frequentes sobre como economizar imposto de renda?

1. Posso solicitar uma dedução sem apresentar prova ao meu empregador?

Ao planejar a economia de imposto de renda, seria aconselhável aconselhá-lo a fornecer prova de contribuição (contribuição e investimento) feita em várias opções de economia de imposto (opções de economia de imposto) ao seu empregador. Isso é necessário para ajudar seu empregador a determinar sua renda tributável de acordo com seu investimento em benefícios fiscais.

No entanto, você pode solicitar uma dedução para o investimento em benefícios fiscais (investimento em benefícios fiscais) no momento da apresentação da declaração, se não puder fornecer prova ao empregador a tempo. Consulte um especialista em impostos para obter mais informações sobre como economizar imposto de renda.

2. Posso aproveitar a facilidade de dedução sob 80C para prêmios de seguro de vida pagos a uma empresa privada?

O seguro de vida é a opção de economia de impostos mais comum na Índia. Os prêmios de seguro de vida podem ajudá-lo a preparar seu planejamento tributário. Você pode aproveitar a facilidade de dedução de impostos sob a seção 80C pagando o prêmio a uma seguradora aprovada pelo IRDAI. Se você planeja fazer uma apólice de seguro de vida, use a calculadora de prazos on-line para verificar o prêmio estimado.

3. Uma empresa/empresa pode aproveitar os benefícios do 80C ao planejar a Economia no Imposto de Renda?

Quando você considera várias opções de economia de imposto de renda, apenas uma pessoa pode reduzir a responsabilidade fiscal de acordo com a seção 80C. Ao contrário de outras opções de economia de impostos, as disposições desta seção não são feitas para empresas.