Subsídios tributáveis ​​e não tributáveis ​​no salário

 81 total views

A maioria dos contribuintes na Índia são aqueles que têm renda apenas de seu salário. Sempre que esses contribuintes entregam a sua declaração de imposto de renda, eles informam seus rendimentos salariais na mesma.

Mas, mesmo informando a renda salarial, eles enfrentam muitos problemas, pois há muitos subsídios incluídos no salário. Alguns subsídios também são tributáveis ​​nesses subsídios, alguns são isentos de impostos e alguns subsídios são parcialmente isentos de impostos e parcialmente tributáveis.

Por desconhecimento da tributação e não tributação desses subsídios, o assalariado fica impossibilitado de calcular seu imposto.

No artigo de hoje (isenções tributáveis ​​e não tributáveis ​​em inglês de salário) vamos discutir o que são abonos e tributação de alguns subsídios importantes.

O que são subsídios?

Subsídio é um valor fixo que é dado a um empregado, além de seu salário. Este montante de despesas fixas é dado ao empregado em relação às suas necessidades relacionadas com o serviço ou qualquer outra para que o empregado possa desempenhar o seu serviço de forma adequada.

Por exemplo, se uma empresa faz um de seus funcionários horas extras, o dinheiro que ela dá em troca de horas extras é chamado de subsídio de horas extras. Além disso, o empregado recebe um auxílio-transporte para custear as despesas de deslocamento de sua casa para o escritório.

Esses subsídios estão incluídos no próprio salário, mas o cálculo do imposto é diferente. Os funcionários assalariados recebem muitos subsídios, dos quais discutiremos alguns subsídios importantes aqui.

Subsídios de entretenimento?

O subsídio de entretenimento é tributável para todos os funcionários do setor privado. O subsídio de entretenimento atribuído aos trabalhadores do setor privado é adicionado à sua componente salarial e, posteriormente, é calculado o imposto.

Mas, os funcionários do setor governamental recebem uma dedução na seção 16(ii) de sua Lei de Imposto de Renda. O valor do subsídio de entretenimento é primeiro adicionado ao salário do funcionário do setor governamental e, em seguida, isento pelo cálculo da dedução na seção 16(ii).

O relaxamento do subsídio de entretenimento na seção 16(ii) será concedido pelo menor valor dos seguintes:

  • 5000 ou
  • 20% do salário base
  • subsídio de entretenimento recebido

O valor que for o menor desses três, terá isenção na seção 16(ii).

Ao conceder o relaxamento do subsídio de entretenimento, nenhum outro subsídio, gratificação e outros benefícios serão adicionados ao salário. Além disso, o valor do subsídio de entretenimento realmente gasto não será levado em consideração.

Subsídio é dado para a educação dos filhos?

O subsídio de educação para filhos dado pelo empregador ao empregado é isento de impostos até certo limite. Um funcionário recebe uma isenção máxima de Rs 100 por criança por mês, ou seja, isenção máxima de Rs 1200 por criança durante todo o ano.

Uma isenção máxima de 2 filhos pode ser tomada pelo funcionário. O número total do subsídio de educação infantil recebido pelo funcionário será adicionado primeiro ao salário do funcionário e depois disso poderá ser obtida a isenção máxima.

Subsídio de despesas do albergue ?

Se o funcionário receber um subsídio para despesas de albergue além da educação dos filhos, o funcionário também receberá uma isenção até um limite.

Um funcionário recebe uma isenção máxima de Rs 300 por criança por mês, ou seja, isenção máxima de Rs 3600 por criança durante todo o ano. Uma isenção máxima de 2 filhos pode ser tomada pelo funcionário.

Subsídio de Caridade?

Subsídios de Caridade, ou seja, subsídios de Caridade são concedidos a funcionários públicos ou pensionistas. É dado ao empregado para atender seu custo de vida. O Dearness Allowance é totalmente tributável para um funcionário.

Subsídios de transporte?

Às vezes, um funcionário também recebe um subsídio de transporte pelo empregador, que é concedido ao funcionário para cobrir as despesas de transporte de sua residência para o escritório. Também é conhecido como vale-transporte.

Mas, se a facilidade de transporte for dada ao empregado por uma empresa, então o subsídio de transporte não é dado nesse caso.

O empregado recebe uma isenção no imposto de renda do subsídio de transporte, que é dado à taxa de Rs 1600 por mês. Mas, se o funcionário for deficiente físico, ele receberá um relaxamento de Rs 3200 por mês.

Por exemplo, se um funcionário receber um subsídio de transporte de Rs 3.000 por mês, o subsídio de transporte tributável para ele será de 1.400 (3.000 -1.600).
Na isenção do Imposto de Renda da Provisão de Transporte, não é considerado o valor efetivamente gasto. Se o funcionário gastar mais ou menos valor que 1600, ele receberá um desconto de apenas Rs 1600.

Mas, na Lei de Finanças de 2018, o governo eliminou a isenção de subsídio de transporte e a substituiu pela isenção de dedução padrão.

A isenção da dedução padrão substituiu o subsídio de transporte (1600 por mês) e o subsídio médico (15000). Uma dedução padrão de Rs 40.000 estará disponível para o empregado assalariado a partir do ano fiscal de 2018-19.

No Orçamento Provisório de 2019, o limite desta dedução foi aumentado de 40 mil para 50 mil. Mas, um funcionário com deficiência física ainda pode obter a isenção de subsídio de transporte.

Também saiba:

  • Se você fizer essa transação, também poderá obter um aviso de imposto de renda (seção de retorno de informações anual 285BA da lei de imposto de renda)
  • Renda sobre a qual nenhum imposto é cobrado na Índia (renda isenta de impostos na seção 10 da Índia)
  • Tributação do regime de aposentadoria voluntária – Como será calculado o imposto sobre aposentadoria voluntária?

Subsídio de transporte

Este subsídio é concedido aos funcionários que trabalham no negócio de transporte para fazer face às suas despesas pessoais para trabalhar de um lugar para outro. Mas, é dado aos funcionários que não recebem um subsídio diário.

Se um funcionário receber um subsídio de transporte, ele receberá a isenção do menor valor do seguinte –

  • 70% do subsídio de transporte
  • 10.000 reais por mês

Subsídio de ajudante?

Em muitos casos, o empregador também concede um subsídio de ajuda a um empregado para nomeá-lo como ajudante.

O subsídio de ajudante será isento de impostos até o limite, o que for menor entre os seguintes –

  • Subsídio de ajuda efectivamente recebido ou
  • Valor efetivamente gasto pelo funcionário para o ajudante

O auxílio auxiliar será acrescido ao salário do empregado e posteriormente este valor será dispensado.

subsídio uniforme?

O subsídio de uniforme é concedido ao funcionário para a compra ou manutenção do uniforme a ser usado no escritório. Este subsídio é concedido apenas no caso de um vestido especial ter sido fixado para uma organização.

O subsídio uniforme será isento de impostos até o limite, o que for menor dos seguintes –

  • Recebeu efectivamente o subsídio uniforme ou
  • Valor efetivamente gasto pelo funcionário para o uniforme

O subsídio uniforme será adicionado primeiro ao salário do empregado e posteriormente este valor será isento.