Ghostbusters: Spirits Unleashed permite reviver o clássico com os amigos! Análise / Revisão

 41 total views

Lançado em 1984, o filme Ghostbuster (Os Caça-Fantasmas no Brasil), deu início a uma franquia que mora no coração de muitos que já passaram dos 30 anos. Misturando temas sobrenaturais com um elenco de estrelas como Harold Ramis, Dan Aykroyd, Bill Murray, Sigourney Weaver e Ernie Hudson, a produção se tornou um dos maiores clássicos do cinema.

O sucesso foi tão grande que passou para outras mídias, como os videogames. O jogo de maior sucesso foi Ghostbusters: The Video Game (2009), que conseguiu capturar a essência da franquia e entregar uma aventura de qualidade. Após vários lançamentos decepcionantes, a série retorna com Ghostbusters: Spirits Unleashed.

O título multiplayer desenvolvido pela Illfonic, conhecido por Predator: Hunting Grounds (2020) e Friday the 13th: The Game (2017), vem com a proposta de respeitar a essência e trazer ação, sustos e diversão com os amigos. Pode ele? Descubra em nossa análise!



Pac-Man World Re-Pac celebra franquia com nostalgia e gratidão





Jogos
07 de outubro




FIFA 23 encerra ciclo com novidades, mas sem perder isso





economia e mercado
04 de outubro


Quem você vai chamar?



Para resumir, a história da franquia Caça-Fantasmas apresenta um grupo excêntrico de cientistas nova-iorquinos que investigam, lidam e caçam fantasmas, manifestações paranormais, semideuses e até demônios, utilizando verdadeiras bugigangas que seriam condenadas por qualquer equipe séria de segurança do trabalho. .

Ghostbusters: Spirits Unleashed acontece logo após o filme Ghostbusters – Beyond (2021), que foi uma verdadeira carta de amor aos fãs da franquia. Sem spoilers, o jogo pega o mais recente gancho de produção com os Caça-Fantasmas trazendo sua nova geração de caçadores de assombrações.

O jogador assume o papel do mais recente talento da equipe, podendo criar seu personagem do zero, orientado pelos lendários caçadores Winston Zeddemore e Ray Stanz. Após o treinamento, você precisará encontrar empregos para se destacar e manter o legado dos Caça-Fantasmas.

Vale ressaltar que o jogo não possui uma estrutura narrativa tradicional, justamente por ser um multiplayer assimétrico, mas traz cinemáticas que explicam os acontecimentos e são um verdadeiro festival de nostalgia para os fãs da franquia, principalmente por ter rostos conhecidos .

Nós somos os Caça-Fantasmas

Ghostbusters: Spirits Unleashed é um jogo multiplayer assimétrico, ou seja, o jogo não possui um número equilibrado de jogadores, apesar de ser balanceado. Enquanto um quarteto assume o papel dos Caça-Fantasmas em primeira pessoa, outro jogador solitário será a assombração em terceira pessoa indutora de dor de cabeça.

Para vencer, a equipe de caça precisará erradicar a presença paranormal no recinto. Você deve usar o radar para detectar atividades sobrenaturais e eliminar fendas, portais através dos quais o fantasma pode renascer se derrotado. Ao mesmo tempo, você precisará se acalmar e impedir que os civis escapem, atrapalhando a operação e dando pontos de assombração ao fantasma.

Para caçar as assombrações, a equipe terá todo o arsenal familiar da franquia Ghostbusters, incluindo a mochila de prótons, mas fique atento: a tarefa não é tão fácil quanto parece e exige trabalho em equipe. Porém, o aprendizado é simples e rápido, basta praticar os movimentos de arrastar o fantasma e abrir a armadilha.

Para começar, você precisará escanear a área em busca de traços paranormais, colecionáveis ​​e outros bônus ocultos, até poder detectar a presença do fantasma. Após a detecção, é hora de coordenar o ataque para capturá-lo, atirando com a arma de prótons até enfraquecer e lançar armadilha aberta.

Devo dizer que a tarefa não é tão fácil quanto parece, particularmente com o fantasma utilizando poderes, desde criar outros inimigos até lançar rajadas de gosma e, ocasionalmente, sabotar seu equipamento. Como uma boa assombração, o jogador também poderá pregar peças, possuir coisas e se disfarçar de objetos para confundir o time de caçadores.

Para equilibrar tudo isso, o equipamento dos caçadores tem uma bateria, que recarrega quando não está em uso, e assim como nos filmes, o pacote de prótons não pode superaquecer, tendo o jogador que resfriá-lo manualmente. Ao mesmo tempo, as habilidades dos fantasmas carregam gradualmente e têm intervalos de minutos, dependendo de seu poder.

O sistema de progressão é justo e agradável, exigindo que o jogador apenas complete partidas, não necessariamente vença, para ganhar experiência, passar níveis e desbloquear mais equipamentos e também fantasmas.

O destaque de Ghostbusters: Spirits Unleashed é como ele consegue colocar os jogadores no papel de Ghostbusters, fazendo você realmente sentir que está procurando uma assombração em um lugar desconhecido. A dinâmica da caça e do trabalho em equipe rendem momentos próximos ao que vemos no filme, fazendo o jogador sorrir.

Apesar do jogo ser multiplayer, é possível jogar sozinho com os demais personagens sendo controlados por inteligência artificial, o que funciona bem. No entanto, vale ressaltar que a experiência foi inteiramente pensada para ser jogada com outras pessoas e se aventurar como um lobo solitário torna o jogo repetitivo e cansativo.

Você viu alguma assombração?



Ghostbusters: Spirits Unleashed não adota o estilo gráfico realista, mas um estilo de arte caricatural e colorido que combina bem com a proposta. Embora as texturas sejam bastante simples, elas produzem cenários competentes, com os personagens principais recebendo mais atenção.

Na trilha sonora, espere o tema clássico assim que o jogo começar, algo que não poderia faltar em um título que quer honrar o legado da franquia Ghostbusters. Além disso, as armas, equipamentos e assombrações são bem feitos e fiéis ao filme. O DualSense é bem utilizado, especialmente ao simular disparos e lidar com fantasmas com a mochila de prótons.

Do lado técnico, Ghostbusters: Spirits Unleashed precisava de mais polimento. Para começar, há algumas pequenas quedas na taxa de atualização e a localização brasileira estava com problemas, com o áudio silenciado e algumas legendas saindo em inglês. Felizmente, a Illfonic lançou uma atualização, mas o jogo ainda parece inacabado.

Considerações finais



Se você é fã de Ghostbusters, Ghostbusters: Spirits Unleashed vai te proporcionar uma boa dose de diversão se você encontrar pessoas para jogar com você, mas você pode ficar frustrado e incomodado com a repetição se optar por jogar sozinho, afinal , foi totalmente pensado como um multiplayer assimétrico.

O jogo consegue capturar a essência dos filmes e transportá-la para o jogador de forma divertida e simples, rendendo partidas emocionantes, mesmo que você não seja experiente ou habilidoso.

Ghostbusters: Spirits Unleashed já está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC.

repetirExperiência limitada para um jogadorproblemas técnicos

gráficos

Ghostbusters: Spirits Unleashed adota gráficos simples de desenho animado, mas funciona na proposta.

jogabilidade

A jogabilidade é simples e direta, apesar de exigir coordenação de equipe.

história

A história é inspirada nos filmes e respeita a essência da franquia, o que vai agradar os fãs.

Trilha sonora

A trilha sonora traz a faixa clássica e um banho de nostalgia.

Imerso

Ele consegue adaptar a experiência dos filmes de uma forma divertida para o jogador.

Pontuação total

Ghostbusters: Spirits Unleashed é um jogo divertido para jogar com amigos, especialmente se você é um fã de cinema.

*O TudoCelular agradece a assessoria da Illfonic por disponibilizar uma cópia de Ghostbusters: Spirits Unleashed no PlayStation 5 para análise!

Veja também