Meta removerá importante recurso de notícias no Facebook

 48 total views

A Meta encerrará o suporte a Instant Articles em meados de abril do próximo ano. A informação foi revelada pela empresa em entrevista ao Engadget.

Os Instant Articles foram introduzidos no Facebook em 2015 para ajudar a carregar artigos mais rapidamente em telefones celulares, mas a empresa diz que está reestruturando e direcionando mais recursos para seus principais produtos, como Reels, o que faz com que o suporte ao Instant Article não seja mais uma prioridade.

O Meta fez um grande esforço para impedir que os usuários saiam do Facebook ao navegar no feed, seja para abrir um vídeo do YouTube ou qualquer outro link externo. Parte desses esforços resultou no nascimento dos Instant Articles, recurso que faz as páginas de notícias carregarem de forma híbrida, sem sair completamente do Facebook ao clicar no link.

Sete anos após o lançamento da ferramenta, a Meta anunciou o fim dos Instant Articles.

Atualmente, menos de 3% do que as pessoas ao redor do mundo veem no Feed do Facebook são postagens com links para artigos de notícias. E como dissemos no início deste ano, como empresa, não faz sentido investir em áreas que não se alinham com as preferências do usuário.

A empresa destacou que seus usuários estão gastando mais tempo assistindo a vídeos, especialmente os de formato curto, e que querem ver menos notícias e conteúdo político no Facebook.

O fim previsto do suporte para Instant Articles em meados de abril dará aos editores seis meses para reavaliar suas estratégias no Facebook. Depois disso, tocar em um link para um artigo de notícias nos aplicativos móveis do Facebook levará você aos sites dos próprios editores.

Meta observou que, desde o lançamento dos Instant Articles, a experiência da web móvel melhorou muito devido a velocidades de internet mais rápidas e dispositivos mais poderosos. Como tal, sugeriu que essas atualizações tornavam os Instant Articles desnecessários para muitas pessoas que acessam links de texto. No entanto, em breve você poderá descobrir que alguns artigos demoram mais para aparecer na tela, dependendo do carregamento da página dos sites dos editores.

Você sentirá falta dos Instant Articles?