Vacina contra o câncer pode chegar já em 2022 para ajudar a tratar a doença

 32 total views

Uma vacina contra o câncer pode chegar ainda este ano para ajudar a tratar a doença. Essa informação vem diretamente da Merck e Moderna, que é uma das empresas que fabrica imunizações para Covid-19. Segundo as empresas, os resultados da segunda fase de testes podem sair em 2022.

Com isso, basta que os frutos sejam positivos para que a vacina vá para a última etapa para ser finalmente aprovada pelos órgãos reguladores da saúde. Essa é uma boa notícia para o combate a essa condição, que já teve medidas como um implante que faz com que o próprio corpo produza os medicamentos para tratá-la. Stephen Hoge, que é presidente da Moderna, comentou a notícia:

Com os dados esperados para este trimestre sobre PCV (Vacina Personalizada contra o Câncer), continuamos entusiasmados com o futuro e o impacto que o mRNA pode ter como um novo paradigma de terapia no tratamento do câncer. Continuar nossa aliança estratégica com a Merck (MSD no Brasil) é um marco importante, pois continuamos a aumentar nossa plataforma de mRNA com programas clínicos promissores em várias áreas terapêuticas.

Para quem não sabe, o mRNA funciona como uma espécie de código que orienta as células do corpo humano a produzirem um tipo de proteína. Até a tecnologia é a mesma utilizada na imunização da Covid. Nesse caso, a vacina consiste em instruir o próprio corpo a produzir anticorpos para combater o vírus.

Mesmo que não seja imunizante para prevenir o câncer, é algo que pode ajudar muito no tratamento da doença (no caso, o melanoma) nas pessoas. Portanto, novidades como essa ou a que usou herpes para tratar a doença podem contribuir para a luta.