Fone de ouvido Huawei FreeBuds SE: conforto e boa qualidade de som | Análise / Revisão

 24 total views

Anunciado no final de setembro passado junto com o FreeBuds Pro 2, o Huawei FreeBuds SE chegou ao mercado brasileiro com a proposta de trazer uma boa experiência sonora aos seus usuários sem cobrar muito por isso.

Mas os novos fones de ouvido da gigante chinesa serão capazes de cumprir essa promessa? Você pode encontrar isso e muito mais em nossa análise completa abaixo!



Huawei Sound Joy: som poderoso para silenciar a concorrência





Tecnologia
01 de maio




Huawei FreeBuds 4i: qualidade e recursos premium por um bom preço





Tecnologia
17 de agosto


construção e projeto

Vendido em duas cores: branco e azul esverdeado, sendo apenas o primeiro disponível no Brasil, o novo par da Huawei vem alojado em um case com acabamento em plástico rígido de boa qualidade.

Enquanto o case carrega apenas bateria e LED de pareamento na parte frontal, os fones, totalmente brancos e discretos, não trazem nenhum tipo de luz, e são acabados no mesmo plástico do case, refletindo – inclusive – o bom acabamento.

Leves e com proteção IPX4 contra respingos de água e suor, os FreeBuds SE apresentam design apelidado pela marca de “semi-in-ear”. Graças a esse formato, diferente do que estamos acostumados, os fones de ouvido não vão tão fundo no canal auditivo, ao contrário de um in-ear comum, e são muito confortáveis.

Acompanhada de um cabo carregador e manuais, a caixa do produto também conta com duas pontas extras de silicone para um melhor encaixe nas orelhas, totalizando 3 tamanhos diferentes – se levarmos em conta o que já vem instalado nos fones.

Operação

Equipado com Bluetooth 5.2 e com um primeiro emparelhamento que pode ser realizado de forma simples, apenas pressionando o único botão dentro do case, o alcance do FreeBuds SE é bom, não perdendo pacotes mesmo com algumas paredes e obstáculos entre ele e a fonte.


Cada lado do par é equipado com um conjunto de sensores que podem influenciar diretamente na reprodução. Além do sensor de proximidade que pausa a música quando os fones são retirados dos ouvidos, os sensores capacitivos localizados na parte externa das unidades podem ajudar no controle das funções.

Por padrão, toques duplos em ambos os lados podem pausar/iniciar a reprodução, mas esses comandos podem ser alterados pelo aplicativo.

Inscrição

Por meio do Huawei AI Life, o usuário pode, além de visualizar o nível da bateria de cada lado e do case, personalizar o funcionamento dos “toques duplos” em cada lado do par, definindo se o gesto seguirá o padrão, pule para a música seguinte ou anterior, desperte o Voice Assistant ou nada.

Infelizmente, não é possível definir um número maior ou menor de toques. Portanto, o usuário terá que adaptar a limitação às suas necessidades, deixando um lado para pausar/iniciar a reprodução e o outro para pular a música, por exemplo.


Mas a realidade do aplicativo é um pouco mais complicada do que isso. Apesar de bem desenhado, com uma boa interface e operação simples, fazer o celular “falar” com o aplicativo pode ser um pouco complicado – ainda mais se você tiver um iPhone.

Inicialmente, o AI Life não conseguiu reconhecer o telefone no Android ou no iOS, apesar de emparelhar com os dois dispositivos. Mas graças à nossa experiência de comentários anteriores, tivemos uma boa ideia do porquê.

No Android, o aplicativo precisava ser baixado pela galeria de aplicativos da Huawei, não pela Play Store; e esta etapa é suficiente para garantir que o telefone seja identificado pelo aplicativo no sistema do robô. Mas não podemos dizer o mesmo para iOS.

Para que o telefone seja reconhecido no iPhone, é necessário primeiro atualizar o firmware do periférico – e qual é o único lugar onde essa atualização pode ser feita? Exatamente, no Android. Ou seja, para que o FreeBuds SE seja reconhecido pelo AI Life no sistema da Apple, primeiro terá que dar uma olhada rápida no Android. Uma abordagem que está longe de ser fácil aos olhos do usuário médio.


Pelo menos o AI Life não é peça chave para os fones de ouvido funcionarem em qualquer plataforma e você ainda poderá consumir conteúdo usando o periférico independentemente de estar instalado ou não.

Realmente só se torna necessário ao verificar o nível exato da bateria ou ao configurar a operação “dois toques” em cada lado do par. Mas fora isso, é descartável.

HUAWEI AI Life

Desenvolvedor: Huawei Device Co. LTD

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma

Bateria

Aqui, um ponto quente dentro de toda essa análise. Equipado com uma bateria de 410 mAh, em nossos testes o celular Huawei cumpriu o prometido pela gigante chinesa, atingindo a – estimada – marca de 6 horas de reprodução com os fones fora do case.

De volta ao case, a dupla precisou de pouco mais de 1 hora para conseguir entregar mais um longo período na reprodução, que se repetiu mais 3 vezes, atingindo a marca de pouco mais de 24 horas de uso (entre recargas) até que a bateria se esgotasse completamente .


Apesar da métrica estar dentro do anunciado, o resultado não impressiona. Isso porque os fones concorrentes conseguiram ter um desempenho melhor, atingindo marcas próximas a 7 horas de reprodução e 30 horas no total – ainda contando com recursos não presentes aqui.

De qualquer forma, com a bateria descarregada, o conjunto completo de FreeBuds SE conseguiu ter sua autonomia totalmente restaurada em pouco mais de 2 horas através da porta USB-C presente no gabinete. Marca que também é um pouco longa se levarmos em conta até outros fones de ouvido da própria Huawei.

qualidade de som

Mas se a bateria pode decepcionar quem procura um campeão em autonomia, não podemos dizer o mesmo sobre a qualidade de reprodução. Aqui, temos um som relativamente equilibrado que não distorce nem nos volumes mais altos.

Equipado com um driver dinâmico de 10mm, o perfil FreeBuds SE traz graves mais contidos, vocais enfatizados e médios reforçados; o que acaba tornando a experiência agradável para a maioria dos estilos musicais, mas que pode decepcionar quem prioriza os tons mais graves da música eletrônica, por exemplo.


Infelizmente, a Huawei não fornece nenhum tipo de equalizador no app para poder alterar esse perfil de reprodução. Mas reconhecemos que isso não é um grande obstáculo, pois a maioria dos aplicativos de streaming de música já possui um equalizador integrado.

qualidade da chamada

Com recurso para cancelamento de ruído durante as chamadas, os microfones embutidos no par são bastante potentes, amplificando inclusive a voz captada. A qualidade de captura é ótima, tanto em altura quanto em definição.

A única observação é para o cancelamento de ruído, que às vezes, na tentativa de cancelar, acaba gerando um certo chiado no fundo da gravação; mas nada que me incomode.

Verifique a qualidade da captura reproduzindo o áudio abaixo. O som foi gravado diretamente no macOS Recorder com o volume de captação do sistema definido para 50%.

concluído

Sem dúvida, o Huawei FreeBuds SE é um concorrente muito forte dentro de sua faixa de mercado, trazendo mais pontos fortes do que pontos fracos. Aqui, temos boa qualidade de som, com reprodução equilibrada, boa captação nas chamadas, ótimo acabamento e um design de produto que entrega conforto a quem o utiliza.

No entanto, ele não é perfeito. Além de podermos citar sua autonomia, que é satisfatória, mas não impressionante, podemos dizer que o modelo acaba faltando e às vezes complicado.


Não faria mal ver alguns recursos mais avançados por aqui, como cancelamento de ruído ativo e certificação de água superior. Além disso, um emparelhamento mais simples com o aplicativo, especialmente para usuários de iPhone, seria mais que bem-vindo.

De qualquer forma, esses pontos nem subtraem o brilho do modelo Huawei. Como dito, é um forte concorrente de seus rivais diretos e pode sim ser um ótimo companheiro para quem busca qualidade e conforto sem precisar pagar caro.

Pontos fortes e pontos fracos

Mas e você, o que achou do novo modelo da Huawei? Conta pra gente aqui nos comentários! Como de costume, os melhores preços para o Huawei FreeBuds SE, assim como outros fones de ouvido da marca, podem ser encontrados nos cards abaixo.