iPhone 14 Pro vs Galaxy S22 Plus: qual celular top “do meio” compensa mais? | Comparativo

 27 total views

O iPhone 14 Pro e o Galaxy S22 Plus são dois celulares tops que procuram entregar uma experiência bastante avançada, mas sem cobrar tanto quanto as variantes mais caras dentro da família.

Neste duelo entre smartphones flagships “do meio”, compensa mais comprar o da Apple ou o da Samsung? O Comparativo te mostra a resposta agora.



iPhone 14 Pro: conjunto potente em corpo compacto | An





Apple
19 Out




Galaxy S22 Plus entrega o melhor custo-benef





Samsung
22 Abr


ndice do Comparativo

Design e conectividade

Apple iPhone 14 Pro

Começamos pelo design com uma construção premium de cada lado. Ambos são feitos de metal, com traseira de vidro coberto por proteção contra arranhões. Eles também possuem certificação IP68, para garantir a resistência contra água e líquidos.

O iPhone mantém a traseira na aparência das gerações passadas, com o módulo de câmeras quadrado, e as lentes formando um triângulo. Já o Galaxy segue com o bloco alinhado à lateral, mas que não desliza mais até a moldura. O americano também tem o corpo mais compacto da dupla, enquanto o coreano é o mais leve.

Samsung Galaxy S22 Plus

Na frente, o destaque do S22 Plus está no seu leitor biométrico sob a tela, algo que a Apple ainda não adota no seu celular. O 14 Pro responde com a Ilha Dinâmica, um notch em pílula que tem o diferencial de se integrar ao software e ter interações especiais. Contudo, ainda fica maior que o entalhe em furo do concorrente.

Vale lembrar que nenhum deles traz slot para cartão microSD na gaveta de chips. Ao menos, o Wi-Fi de sexta geração e o NFC estão garantidos na parte de conectividade. A “Maçã” ainda inseriu o Bluetooth 5.3 no seu dispositivo, mais avançado que a versão 5.2 presente no rival.

Por mais que haja a Ilha Dinâmica no iPhone, o Galaxy ainda entrega um conjunto mais moderno. Por isso, ele larga na frente aqui.











Melhor construção

Ambos

Visual mais moderno

Galaxy S22 Plus

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Ambos

Melhor solução da biometria

Galaxy S22 Plus

Melhor certificação de resistência?

Ambos

Qual é mais compacto e leve?

Ambos

Tem NFC?

Ambos




Multimdia e recursos

Tela


De um lado, está a tela OLED do 14 Pro com foco em cores bem próximas da realidade e suporte a Dolby Vision. Do outro, aparece a tela Dynamic AMOLED 2X do S22 Plus, que é bem maior e tem um aproveitamento frontal superior ao concorrente.

De qualquer maneira, os dois oferecem resolução Full HD+ e a tecnologia HDR10. Eles também contam com proteção contra arranhões, seja do lado do Ceramic Shield do iPhone, ou do Gorilla Glass Victus Plus presente no Galaxy.

Além disso, nenhum dos displays aqui decepciona no brilho forte, que garante o uso mesmo em dias ensolarados. Ainda temos neles uma taxa de atualização de 120 Hz, com variação dinâmica, para economizar bateria.

A Apple marca pela calibração de cores e pelo Dolby Vision; e a Samsung pontua pelo tamanho maior e menos bordas.















Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Ambos

Cores mais precisas

iPhone 14 Pro

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Galaxy S22 Plus

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy S22 Plus

Tela de Hz elevada?

Ambos

Taxa de atualização dinâmica

Ambos

Suporte a HDR10+

Ambos

Suporte a Dolby Vision

iPhone 14 Pro

Proteção contra arranhões

Ambos

Qualidade geral da tela

Ambos

Som


As fabricantes não economizaram quando o assunto é áudio. Por isso, encontramos na dupla um sistema sonoro estéreo, que aproveita o alto-falante de chamadas como canal secundário, para dar uma experiência mais imersiva.

Como a segunda saída de som do iPhone é menor que a da parte inferior, a potência fica limitada. Mesmo assim, você terá um volume máximo equiparado ao Galaxy, além do bom equilíbrio entre graves, médios e agudos em ambos.

Lembrando que Apple e Samsung têm dispensado o conector físico para fones de ouvido em seus smartphones avançados, além de não mandarem qualquer acessório adaptado na caixa.

Sem vantagem para algum dos lados, ficamos no empate.








Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Nenhum

Potência sonora

Ambos

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


O 14 Pro vem com o iOS 16 de fábrica, contra o Android 12 do S22 Plus pré-instalado. Na briga por maior vida útil, a Apple se sai melhor, por oferecer ainda mais tempo de suporte do que as quatro atualizações de software e os cinco anos de pacotes de segurança prometidos pela Samsung.

De toda forma, a fluidez não será um problema nestes aparelhos, impulsionada pelo painel de 120 Hz presente nos dois. Sem contar a rede móvel sempre veloz, garantida pela compatibilidade com o 5G.

O iPhone agora tem o Always-on Display, recurso que o rival já tinha desde gerações passadas. Mas o grande diferencial da “Maçã” fica com por conta das interações com a Ilha Dinâmica, seja na exibição de informações de algum alerta, ou para expandir com aplicativos compatíveis.

Por sua vez, a interface One UI do Galaxy possui uma série de customizações e funcionalidades, que vão desde os atalhos do Tela Edge, até o modo DeX, para transformar o celular em um PC portátil.

Maior longevidade de um lado; recursos mais avançados do outro. Temos um ponto para cada.








Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

iPhone 14 Pro

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Galaxy S22 Plus

Faltam conexões? Sobram?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho

No desempenho, temos um embate entre o chip A16 Bionic do iPhone, contra o Snapdragon 8 Gen 1 que alimenta o Galaxy. Nos nossos testes, o vencedor foi o componente da Apple. O 14 Pro venceu o S22 Plus por 14 segundos de vantagem, na somatória do tempo das duas rodadas.

Passando para os benchmarks, não vemos surpresa. A “Maçã” vence a coreana com uma vantagem confortável, tanto no Geekbench quanto no AnTuTu. Não há do que reclamar nos jogos em ambos, já que rodam todos os games com qualidade máxima e com ótima fluidez, pelo suporte até 120 fps.

A performance multitarefas dá o ponto ao iPhone 14 Pro.









Quem se sai melhor no teste de abertura?

iPhone 14 Pro

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

iPhone 14 Pro

Qual o processador mais atualizado?

iPhone 14 Pro

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

iPhone 14 Pro

Qual tem mais armazenamento?

iPhone 14 Pro

Bateria

O iPhone traz uma bateria de 3.200 mAh, que busca se aliar às otimizações do sistema para tentar bater a capacidade de 4.500 mAh do Galaxy. Será que isso é possível? Os nossos testes padronizados indicaram uma diferença pequena, mas que passa dos 40 minutos a mais de duração para o modelo coreano.

Quando analisamos o carregamento, a Samsung segue na frente. Com um carregador padrão de 25 W, o S22 Plus chegou nos 100% em menos de uma hora e demorou cerca de 40 minutos a menos que o 14 Pro.

Com maior autonomia e tempo menor de recarga, o ponto vai para o Galaxy S22 Plus.







Qual tem mais bateria?

Galaxy S22 Plus

Qual recarrega mais rápido?

Galaxy S22 Plus

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy S22 Plus

Tem carregamento sem fio?

Ambos

Cmera

Tanto em um quanto no outro, encontramos um conjunto triplo de câmeras traseiras. O sensor principal de 48 MP do iPhone e o de 50 MP do Galaxy tiram ótimas fotos, ao acertar nas cores e no alcance dinâmico, além de ter poucos ruídos no geral. O modo noturno é ativado automaticamente na dupla e faz um bom trabalho, independente da sua escolha.

A ultrawide deles não decepciona com cores próximas da principal, além de uma ótima nitidez. O diferencial do 14 Pro fica por conta do foco automático, que permite o uso em macros. Já a teleobjetiva dos dois tem zoom óptico de três vezes, porém a Samsung consegue fazer um trabalho melhor nas imagens com mais detalhes de longe.

Temos um equilíbrio entre os pontos positivos de cada lado. Por isso, damos um empate aqui.










Melhor conjunto de câmera traseira

Ambos

Melhores fotos noturnas

Ambos

Conjunto mais versátil

Ambos

Melhor ultrawide

Ambos

Melhor teleobjetiva

Galaxy S22 Plus

Melhor macro

iPhone 14 Pro (via ultrawide)

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o Apple iPhone 14 Pro

Em vídeos, encontramos suporte à resolução 4K a 60 fps em todas as câmeras destes smartphones. Apenas o S22 Plus é capaz de gravar em 8K a 24 fps com a principal, só que vai demandar um grande espaço no seu armazenamento. No geral, vemos em ambos uma estabilização óptica eficiente, foco bem ágil e uma captura de áudio limpa.

O que pesa a favor do iPhone são os recursos adicionais que entrega. Temos como exemplo o novo Modo Ação, para gerar uma filmagem próxima de câmeras esportivas, além de ser compatível com a tecnologia Dolby Vision.

O 14 Pro anota outro ponto.











Possui estabilização óptica?

Ambos

Melhor estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

Ambos

Grava em 8K?

Galaxy S22 Plus

Grava em 4K a 60 fps?

Ambos

Suporte a Dolby Vision

iPhone 14 Pro

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhores recursos de vídeo

iPhone 14 Pro

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S22 Plus

O Galaxy pode até fazer um bom trabalho nas selfies, só que a Apple acaba mantendo seu forte aqui e capricha no realce do tom de pele e no modo retrato, com um recorte praticamente sem erros. As fotos noturnas do iPhone não sofrem com ruídos e também ficam acima do coreano. Ao menos, a dupla fornece filmagens de frente em 4K a 60 fps.

O 14 Pro leva mais um ponto.






Melhor conjunto de câmera frontal

iPhone 14 Pro

Câmera frontal grava em 4K a 60 fps?

Ambos

Melhor selfie

iPhone 14 Pro

Preo

Estes aparelhos foram lançados oficialmente no Brasil pelas respectivas fabricantes. O iPhone 14 Pro chegou no país custando R$ 9.500, mais caro que os R$ 7.000 de preço sugerido do Galaxy S22 Plus. No cenário atual, temos ambos mais baratos, ainda com uma vantagem larga para o coreano, que chega a ser encontrado quase que pela metade do valor do concorrente.

Ou seja, a Samsung fica com o último ponto.





Qual teve melhor preço de lançamento?

Galaxy S22 Plus

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Galaxy S22 Plus



9.7
Hardware


7.1
Custo Benefcio







Apple iPhone 14 Pro






Comparar











8.9
Hardware


6.8
Custo Benefcio







Samsung Galaxy S22 Plus






Comparar









Concluso

Com um placar equilibrado, a sua decisão fica mais baseada no que é prioridade para você. O iPhone 14 Pro é o mais apropriado para quem deseja uma tela com melhores cores, um sistema com maior longevidade, um desempenho mais rápido e câmeras superiores para vídeos e selfies.

Já se você prefere um design mais moderno, tela maior, melhores recursos de software e uma bateria com maior autonomia e menor tempo de recarga, a opção superior consiste no Galaxy S22 Plus. Sem contar que o flagship da Samsung também é bem mais barato que o da Apple, então acaba machucando menos o bolso do consumidor.

RESULTADO

Apple iPhone 14 Pro: 7 PONTOS

  • Tela com Dolby Vision e melhores cores
  • Som estéreo potente e equilibrado
  • Software com maior longevidade
  • Desempenho mais rápido
  • Câmeras traseiras com ultrawide superior
  • Vídeos com Dolby Vision e melhores recursos
  • Câmera frontal com melhores selfies e modo retrato

Samsung Galaxy S22 Plus: 7 PONTOS

  • Design mais moderno e com biometria superior
  • Tela maior e com menos bordas
  • Som estéreo potente e equilibrado
  • Software com recursos mais premium
  • Bateria com maior autonomia e menor tempo de recarga
  • Câmeras traseiras com lente telefoto superior
  • Menor preço no mercado brasileiro

Você prefere as vantagens do iPhone ou os benefícios do Galaxy? Responda para a gente no espaço de comentários.

(atualizado em 06 de novembro de 2022, s 23:42)