Galaxy M23 vs Galaxy A23: qual linha da Samsung tem melhor custo-benefcio? | Comparativo

 21 total views

O M23 e o A23 disputam a mesma faixa de mercado e buscam oferecer um celular barato, com um conjunto que vai além de apenas tarefas básicas. Ou seja, visam atrair o usuário que quer recursos melhores sem precisar pagar mais por isso.

Afinal, qual linha da Samsung tem o melhor smartphone entre os dois? O TudoCelular te conta em detalhes neste Comparativo.



Galaxy M23: celular 5G da Samsung com o melhor custo-benef





Samsung
20 Out




Galaxy A23: celular Samsung barato com estabiliza





Samsung
08 Jul


ndice do Comparativo

Design e conectividade

Samsung Galaxy M23

Iniciando pelo design, não vemos tanta diferença entre eles. Ambos possuem um bloco de câmeras na vertical, com fundo da mesma cor da tampa. As dimensões são praticamente as mesmas, assim como o peso deles.

Por serem smartphones mais simples, o corpo é todo de plástico dos dois. O que muda é a pintura metálica do Galaxy M, contra um acabamento brilhante da linha A. De toda forma, você não vai encontrar qualquer proteção contra poeira e água neles.

Samsung Galaxy A23

Ao menos, ambos fornecem leitor de impressões digitais integrado ao botão de energia, em uma posição lateral confortável para usar. Além disso, a opção da Samsung para os dois foi pelo notch em formato de gota.

A gaveta de chips da dupla conta com slot para cartão microSD, o que garante suporte à expansão de memória. Você também terá neles o Wi-Fi de quinta geração, Bluetooth 5.0 e NFC, para pagamentos por aproximação.

O visual é quase igual e não tem qualquer grande diferencial para algum dos lados. Por isso, começamos com um empate.











Melhor construção

Nenhum

Visual mais moderno

Nenhum

Slot é híbrido ou dedicado?

Ambos

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Nenhum

Melhor certificação de resistência?

Nenhum

Qual é mais compacto e leve?

Nenhum

Tem NFC?

Ambos




Multimdia e recursos

Tela


Dos dois lados, a Samsung inseriu uma tela LCD de 6,6 polegadas, com praticamente o mesmo aproveitamento frontal. Apesar de não chegar ao nível de um display AMOLED, estes celulares ao menos fornecem um nível decente de brilho e uma resolução Full HD+, para ter nitidez satisfatória.

Se tem um fator que pende para um deles é a taxa de atualização. Enquanto o A23 vem com 90 Hz, a coreana colocou um painel de 120 Hz no M23. Isso significa que ele fornece uma fluidez superior nas animações do sistema. Do lado da linha A, está o Gorilla Glass 5, para dar um reforço na proteção contra arranhões.

Quando colocamos na balança as vantagens de cada um, o Galaxy M pesa mais e fica com o ponto.












Melhor tecnologia de tela

Nenhum

Melhor brilho de tela

Nenhum

Cores mais precisas

Nenhum

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

Nenhum

Tela de Hz elevada?

Galaxy M23

Proteção Gorilla Glass?

Galaxy A23

Qualidade geral da tela

Galaxy M23

Som


Como são dispositivos mais acessíveis aqui, a coreana não colocou um sistema de áudio estéreo neles. Ou seja, ambos apenas apresentam um alto-falante na parte inferior, o que deixa a imersão do usuário limitada.

A potência sonora até que é decente para a categoria, só que a qualidade não acompanha. O excesso de agudos torna o som desbalanceado nos dois, em relação aos graves e aos médios. Pelo menos, eles trazem conector físico para fones de ouvido, ainda que a fabricante não mande mais o acessório na embalagem.

Este quesito se trata de outro que não temos diferença entre os celulares. Por isso, damos mais um empate.








Som é estéreo?

Nenhum

Possui entrada P2?

Ambos

Maior equilíbrio de frequências

Nenhum

Potência sonora

Nenhum

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Estes aparelhos saem da caixa equipados com o Android 12 de forma nativa, sob a interface One UI 4.1. Eles possuem no mínimo duas grandes atualizações de software garantidas para o futuro, mas não espere estar sempre com o pacote de segurança em dia.

Você terá uma navegação mais suave no M23, graças à taxa maior do seu painel. Na parte de rede móvel, a linha M também fica à frente, já que o celular dela é o único da dupla a suportar o 5G.

Na parte de recursos, eles não entregam as funções mais avançadas que a interface da Samsung pode oferecer. No caso do Galaxy M, os atalhos do Tela Edge estão presentes. Já o A23 se destaca pela Pasta Segura e pelo Smart View.

As presenças de maior fluidez e rede veloz dão o ponto ao M23.








Sistema bem atualizado?

Nenhum

Sistema será atualizado futuramente?

Ambos

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Nenhum

Há rede móvel 5G?

Galaxy M23

Software mais fluido

Galaxy M23

Desempenho

De um lado, aparece o Snapdragon 750G do M23. Do outro, está o Snapdragon 680 do A23. Qual das plataformas oferece o melhor desempenho? Os nossos testes de velocidade mostraram uma vantagem confortável do Galaxy M, ao ser mais rápido na abertura de apps e no multitarefas, o que indica um impacto também dos 2 GB de RAM a mais que ele tem.

Os benchmarks confirmam o que vimos de performance deles, já que a linha M venceu tanto no Geekbench quanto no AnTuTu. Em jogos, até que ambos conseguem rodar os títulos de forma decente, porém é o M23 que atinge qualidades gráficas superiores.

Assim, o Galaxy M anota outro ponto.









Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy M23

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Galaxy M23

Quem tem os melhores números de benchmark?

Galaxy M23

Qual o processador mais atualizado?

Galaxy A23

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Galaxy M23

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria

A Samsung manteve o padrão do momento e deixou uma bateria com capacidade de 5.000 mAh nos dois. E aqui podemos dizer que tivemos um empate entre eles. Isso porque ambos registraram praticamente a mesma autonomia, nos nossos testes padronizados, com pouco mais de 28 horas totais em cada.

Partindo para o carregamento, a fabricante manda um adaptador de 15 W junto com estes dispositivos. Só que o Galaxy A fica quase 20 minutos a menos na tomada, em relação ao seu “irmão”.

Nos detalhes, o A23 pontua aqui.







Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Galaxy A23

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Nenhum

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Cmera

O Galaxy M vem com um conjunto triplo na traseira, contra quatro câmeras da linha A. Ambos são liderados por um sensor principal de 50 MP, que faz um bom trabalho em locais bem iluminados, mas tem suas limitações à noite. O diferencial do A23 é a estabilização óptica, que permite controlar melhor os ruídos em qualquer condição.

A ultrawide deles registra mais dos cenários, em troca de perda na nitidez, especialmente nas bordas. A macro dos dois peca pela falta de foco automático e pela resolução baixa. Para completar, apenas o Galaxy A vem com uma lente de profundidade, que se sai bem no modo retrato, apesar de o desfoque por software do “irmão” também não decepcionar.

O A23 leva o ponto pelo conjunto mais versátil e com maior controle de ruídos.










Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy A23

Melhores fotos noturnas

Galaxy A23

Conjunto mais versátil

Galaxy A23

Melhor ultrawide

Ambos

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Ambos

Melhor profundidade

Galaxy A23

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy M23

A filmadora do M23 é a mais evoluída, por ser capaz de gravar em 4K a 30 fps. Já a do Galaxy A somente chega à resolução Full HD. Ao menos, o A23 possui estabilização óptica, que permite lidar melhor com os tremidos dos vídeos, algo que o sistema eletrônico do “irmão” sofre mais. Ambos fornecem foco ágil e captura de som de alta qualidade.

O M23 marca pelo suporte a 4K; e o A23 pontua pela estabilização superior.









Possui estabilização óptica?

Galaxy A23

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

Nenhum

Grava em 4K a 30 fps?

Galaxy M23

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor qualidade de vídeo

Ambos

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A23

A dupla vem com uma câmera frontal de 8 MP. Tanto o M23 quanto o A23 tiram boas selfies durante o dia e conseguem resultados aceitáveis à noite. O modo retrato destes smartphones funciona bem e apresenta pequenas falhas que passam despercebidas. Pena que as filmagens de frente são limitadas a Full HD.

Sem destaque para algum dos lados, temos um ponto para cada de novo.






Melhor conjunto de câmera frontal

Nenhum

Câmera frontal grava em 4K?

Nenhum

Melhor selfie

Ambos

Preo

A Samsung lançou estes dois dispositivos oficialmente no mercado brasileiro. Eles chegaram ao país pelo mesmo preço sugerido de R$ 2.000. Contudo, já podem ser encontrados por valores menores no varejo atual, na faixa de R$ 1.300 cada.

Como não temos diferenças nos custos entre eles, fechamos o Comparativo com mais um empate.





Qual teve melhor preço de lançamento?

Nenhum

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Nenhum



8
Hardware


9
Custo Benefcio







Samsung Galaxy M23






Comparar











8.1
Hardware


9.2
Custo Benefcio







Samsung Galaxy A23






Comparar









Concluso

No confronto entre linhas distintas de celulares acessíveis da Samsung, vimos uma série de características em comum entre eles. Desde o design similar, passando pelo sistema sonoro, até chegamos na câmera frontal. Sem contar o preço disponível no mercado nacional.

Afinal, como saber qual escolher? O Galaxy M23 é o mais indicado para quem deseja uma tela com maior fluidez, que acaba impactando também no sistema. Além disso, o suporte ao 5G se mostra um grande diferencial, sem contar o desempenho mais rápido e os vídeos em 4K.

Do outro lado, o Galaxy A23 acaba sendo a melhor opção para registrar fotos e vídeos com menos tremidos, já que somente ele fornece estabilização óptica de imagem. Fora a bateria que recarrega mais rápido, sem comprometer a duração. Mas no geral, os benefícios dele não ficam tão acima do “irmão”, quando comparamos na prática.

RESULTADO

Samsung Galaxy M23: 8 PONTOS

  • Design modesto com biometria lateral
  • Tela de 120 Hz para maior fluidez
  • Som mono com boa potência
  • Sistema com maior fluidez e suporte a 5G
  • Desempenho mais rápido
  • Vídeos com suporte a 4K
  • Câmera frontal com boas selfies de dia e modo retrato eficiente
  • Mesmo preço no mercado brasileiro atual

Samsung Galaxy A23: 7 PONTOS

  • Design modesto com biometria lateral
  • Som mono com boa potência
  • Bateria com recarga mais rápida
  • Câmeras traseiras com menor ruídos e sensor de desfoque
  • Vídeos com estabilização óptica
  • Câmera frontal com boas selfies de dia e modo retrato eficiente
  • Mesmo preço no mercado brasileiro atual

Na sua visão, qual Galaxy compensa mais? Você ficou mais interessado pelas vantagens do M23, ou os benefícios do A23 são mais atrativos? Pode comentar à vontade aí no espaço abaixo.

(atualizado em 07 de novembro de 2022, s 23:24)