Edge 30 Neo vs Galaxy A53: qual o melhor celular intermedirio do momento? | Comparativo

 18 total views

Tanto o Edge 30 Neo quanto o Galaxy A53 tentam alcançar o objetivo de ser o melhor smartphone intermediário, não apenas dentro do portfólio das respectivas marcas, mas também de todo o mercado.

Neste embate entre a Motorola e a Samsung no segmento, qual se mostra mais perto de alcançar esse feito? A gente te conta em detalhes neste Comparativo, aqui no TudoCelular.



Edge 30 Neo: bom e bonito celular intermedi





Motorola
27 Out




Galaxy A53 5G mant





Samsung
13 Mai


ndice do Comparativo

Design e conectividade

Motorola Edge 30 Neo

Começando pelo design, temos dois visuais que se assemelham a outros modelos de cada marca. O Edge traz o bloco de câmeras que destaca os sensores, enquanto o Galaxy vem com o módulo saltado na vertical. De qualquer forma, ambos fornecem corpo totalmente em plástico, com acabamento fosco na traseira.

O 30 Neo oferece o tamanho mais compacto e o peso mais leve da dupla, além das cores premium, pela parceria com a Pantone, o que torna a aparência mais moderna. Porém, é o A53 que fornece a maior proteção, já que ele contém a certificação IP67, para proteger contra poeira e líquidos.

Samsung Galaxy A53

Na frente, a opção das duas fabricantes foi pelo entalhe em forma de furo no display. Elas também inseriram um leitor de impressões digitais sob a tela, feito por um sensor óptico, para garantir a segurança.

Apenas a coreana colocou um slot para cartão microSD em seu celular, na gaveta híbrida presente nele. De toda a forma, os dispositivos contam com Wi-Fi de quinta geração, Bluetooth 5.1 e suporte a NFC, para pagamentos por aproximação.

Design mais moderno, compacto e leve; contra expansão de memória e maior resistência. Iniciamos com um empate.











Melhor construção

Nenhum

Visual mais moderno

Edge 30 Neo

Slot é híbrido ou dedicado?

Galaxy A53

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Nenhum

Melhor certificação de resistência?

Galaxy A53

Qual é mais compacto e leve?

Edge 30 Neo

Tem NFC?

Ambos




Multimdia e recursos

Tela


Enquanto o Edge conta com um painel OLED de 6,3 polegadas, o Galaxy entrega uma tela Super AMOLED de 6,5 polegadas. Apesar de ser maior, o coreano fica atrás do rival no aproveitamento frontal.

Mesmo com materiais diferentes, os dois dispositivos acertam bem no alto nível de brilho e na calibração de cores. Eles também não decepcionam quando o assunto é um amplo ângulo de visão, sem contar a resolução Full HD+ de ambos.

A taxa de atualização deles chega a 120 Hz, para dar boa fluidez nas animações do sistema e nos jogos compatíveis. Uma vantagem apenas do coreano está na presença do Gorilla Glass 5, que reforça a proteção contra arranhões.

Melhor proporção tela/corpo de um lado, tamanho maior e mais proteção do outro. Damos um ponto para cada aqui.












Melhor tecnologia de tela

Nenhum

Melhor brilho de tela

Ambos

Cores mais precisas

Ambos

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Galaxy A53

Melhor proporção tela/corpo

Edge 30 Neo

Tela de Hz elevada?

Ambos

Proteção Gorilla Glass?

Galaxy A53

Qualidade geral da tela

Ambos

Som


A Samsung e a Motorola não economizaram na parte sonora e inseriram um sistema de áudio estéreo nestes intermediários. A experiência imersiva fica mais encorpada, pelo uso do alto-falante de chamadas como canal secundário aqui.

Os dois oferecem boa potência sonora, só que o 30 Neo leva um pouco de vantagem no equilíbrio entre graves, médios e agudos. Nenhum deles vem com um conector físico para fones de ouvido, mas o Edge é acompanhado por um acessório com plugue USB-C na embalagem.

Pelo conjunto inteiro, temos um ponto para a Motorola desta vez.








Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Edge 30 Neo

Potência sonora

Ambos

Vem fones de ouvido na caixa?

Edge 30 Neo

Sistema


Estes aparelhos saem da caixa equipados com o Android 12 instalado de fábrica. Apesar de o Edge ter duas atualizações de software, o A53 é um dos contemplados pela Samsung com quatro mudanças do “robozinho” e cinco anos de pacotes de segurança.

Dos dois lados, temos uma alta taxa do display, para ajudar a aumentar a fluidez da interface no geral. Fora o suporte ao 5G, responsável por garantir uma rede móvel veloz por bastante tempo.

Partindo para as funcionalidades, o Galaxy vem com os tradicionais atalhos do Tela Edge e as informações sempre ligadas do Always-on Display. Já o 30 Neo se destaca pelos famosos gestos para ligar a lanterna ou abrir a câmera, além de um novo para acessar o app favorito ao tocar duas vezes na traseira do celular. Ele ainda fornece o Ready For, para transformar o smartphone em um PC portátil, enquanto a coreana segue sem o DeX na linha A.

A Motorola marca pelos recursos mais avançados; e a Samsung pontua pela longevidade maior.








Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy A53

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Edge 30 Neo

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho

A Motorola colocou uma plataforma Snapdragon 695 no seu intermediário avançado, contra o Exynos 1280 presente no modelo da Samsung. Ambos com 8 GB de RAM. Qual será que leva a melhor em desempenho? Os nossos testes mostraram uma vantagem confortável para o Edge. Ele foi 21 segundos mais rápido que o rival.

Os benchmarks não acompanham os resultados que tivemos e indicam uma vitória bem apertada do Galaxy, seja no AnTuTu ou no Geekbench. O 30 Neo também se saiu melhor nos games e foi capaz de rodar mais jogos em qualidades melhores que o A53.

Por isso, o Edge anota mais um ponto.









Quem se sai melhor no teste de abertura?

Edge 30 Neo

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Edge 30 Neo

Quem tem os melhores números de benchmark?

Galaxy A53

Qual o processador mais atualizado?

Galaxy A53

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Edge 30 Neo

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria

Para deixar o seu celular mais compacto, a Motorola sacrificou a bateria e deixou uma capacidade de 4.020 mAH, bem abaixo dos 5.000 mAh do rival da Samsung. Será que essa distância faz a diferença na prática? Vimos que não, nos nossos testes padronizados. O Edge registrou uma autonomia maior, com vantagem de quase duas horas.

Para falar de recarga, o adaptador de 68 Watts que acompanha o 30 Neo completa o processo em apenas 43 minutos, menos da metade das quase duas horas com o carregador de 15 Watts do A53.

Este é um ponto fácil para a Motorola.







Qual tem mais bateria?

Galaxy A53

Qual recarrega mais rápido?

Edge 30 Neo

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Edge 30 Neo

Tem carregamento sem fio?

Edge 30 Neo

Cmera

O Edge tem apenas duas câmeras traseiras, contra um conjunto quádruplo do Galaxy. Ambos são liderados por um sensor principal de 64 MP. O 30 Neo acerta mais nas cores durante o dia, enquanto o A53 capricha à noite e fica acima da média.

A ultrawide deles tira boas fotos no geral, só que a da Motorola não suporta modo noturno, um diferencial para a da Samsung. Ao menos, a lente ampla do Edge 30 Neo tem o foco automático, para servir em macros e ter um desempenho melhor que a câmera dedicada do coreano.

É com a ultrawide também que o modelo da Motorola faz o desfoque para o modo retrato, porém neste segmento a lente de profundidade do Galaxy acaba fazendo um trabalho superior.

Melhores imagens de dia e em macros de um lado; e modo noturno e retrato superiores do outro. Um ponto para cada de novo.











Melhor conjunto de câmera traseira

Ambos

Melhores fotos de dia

Edge 30 Neo

Melhores fotos noturnas

Galaxy A53

Conjunto mais versátil

Ambos

Melhor ultrawide

Galaxy A53

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Edge 30 Neo (via ultrawide)

Melhor profundidade

Galaxy A53

Fotos tiradas com o Motorola Edge 30 Neo

Apenas o Galaxy é compatível com gravações em 4K a 30 fps, enquanto o Edge fica limitado a Full HD. A qualidade do coreano também leva a melhor sobre o rival no geral. Pelo menos, os dois contam com estabilização óptica, para lidar bem com os tremidos, fora o foco ágil e a captura de som de boa qualidade neles.

A Samsung fica com o ponto aqui.









Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

Nenhum

Grava em 4K a 30 fps?

Galaxy A53

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor qualidade de vídeo

Galaxy A53

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A53

A frontal deles tem a mesma resolução de 32 MP e registram selfies com boas cores e contraste durante o dia, além de um modo retrato que não desativa o HDR e com resultados eficientes. Já à noite, o Edge sofre mais com excesso de ruídos que o A53. O Galaxy ainda é o único da dupla a suportar filmagens em 4K também na frente.

O coreano leva mais um ponto.






Melhor conjunto de câmera frontal

Nenhum

Câmera frontal grava em 4K?

Galaxy A53

Melhor selfie

Galaxy A53

Preo

As fabricantes já trouxeram estes intermediários de forma oficial ao Brasil. Estes aparelhos ficaram disponíveis no país pelo mesmo preço sugerido de R$ 3.500. O cenário atual mostra uma queda maior no custo do Galaxy A53, que já é encontrado na faixa de R$ 1.500, praticamente a metade do valor do Edge 30 Neo.

Assim, a Samsung fecha o duelo com o último ponto.





Qual teve melhor preço de lançamento?

Nenhum

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Galaxy A53



8.1
Hardware


6.8
Custo Benefcio







Motorola Edge 30 Neo






Comparar











8.3
Hardware


9
Custo Benefcio







Samsung Galaxy A53






Comparar









Concluso

O placar pode ter terminado empatado na teoria, mas dá para saber bem o que priorizar em cada um na prática. O Edge 30 Neo vai servir para quem deseja um corpo mais compacto e leve, um display com menos bordas, um som de maior qualidade, recursos de sistema superiores, desempenho mais rápido e uma bateria que dura mais em autonomia e demora menos tempo na tomada.

Do outro lado, temos o Galaxy A53 com seu design mais resistente, a tela maior, o software com longevidade superior e o conjunto de câmeras com vídeos em 4K e melhores selfies, mesmo que o duelo fique equilibrado nas fotos traseiras. Sem contar o preço mais barato no mercado brasileiro atual, que é favorável à Samsung.

RESULTADO

Motorola Edge 30 Neo: 7 PONTOS

  • Design mais moderno, compacto e leve
  • Tela com maior aproveitamento frontal
  • Som estéreo de melhor qualidade
  • Sistema com recursos mais avançados
  • Desempenho mais rápido
  • Bateria com maior autonomia e recarga mais rápida
  • Câmeras traseiras com melhores fotos de dia e macros

Samsung Galaxy A53: 7 PONTOS

  • Design mais resistente e com expansão de memória
  • Tela maior e com proteção contra arranhões
  • Sistema com maior longevidade
  • Câmeras traseiras com melhor modo noturno e retrato
  • Vídeos com suporte a 4K
  • Câmera frontal com melhores selfies à noite e que filma em 4K
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

E aí, se você tivesse um voto de minerva, para qual smartphone iria? Você prioriza as vantagens do Edge ou do Galaxy na hora da compra? Diga para a gente!

(atualizado em 12 de novembro de 2022, s 23:48)