
172 total views
Chegou a hora de você conferir tudo o que rolou no mundo da tecnologia em mais uma edição do TC Plantão. Se você perdeu alguma notícia, não teve tempo de ler ou está procurando um “resumo” da semana, é só rolar a página para ficar bem informado.
Na edição desta semana temos o relato de um usuário que conseguiu burlar o bloqueio de tela do Android, os celulares Samsung se tornando alvo preferencial de hackers e o Brasil se tornando parceiro preferencial de Taiwan para a produção de chips.
Além disso, o realme 10 5G foi finalmente lançado, o chipset Dimensity 9200 foi detalhado e o Galaxy A54 teve seu design final confirmado em renders.
Muito, não é? Então role a página para baixo para conferir tudo!
Usuário do Android encontra maneira de ignorar a tela de bloqueio por acidente
O pesquisador de segurança cibernética David Schütz acidentalmente encontrou uma maneira de contornar a tela de bloqueio em seus smartphones Google Pixel 6 e Pixel 5.
Os smartphones estavam totalmente atualizados, mas permitiam que qualquer pessoa com acesso físico os desbloqueasse. Schütz diz que descobriu a falha por acidente depois que seu Pixel 6 ficou sem bateria, digitou o PIN errado três vezes e recuperou o cartão SIM bloqueado usando o código PUK.
Para sua surpresa, após desbloquear o SIM e selecionar um novo PIN, o aparelho não pedia a senha da tela de bloqueio, mas apenas a verificação da impressão digital.
O pesquisador continuou testando e, ao tentar reproduzir o travamento sem reiniciar o aparelho e partindo do estado desbloqueado, descobriu que também era possível contornar o prompt de impressão digital, indo direto para a tela inicial.
Resumindo: o invasor pode simplesmente usar seu próprio cartão SIM no dispositivo de destino, desabilitar a autenticação biométrica (se bloqueada), digitar o PIN errado três vezes, fornecer o número PUK e acessar o dispositivo da vítima sem restrições.
A falha atinge todos os smartphones com Android versões 10, 11, 12 e 13 que não foram atualizados para o patch de novembro de 2022.
Telefones Samsung Galaxy se tornam alvos de cibercriminosos
Os smartphones Samsung Galaxy A50, A51 e S10 tornaram-se vítimas preferenciais de hackers graças a uma violação de segurança de dia zero.
Segundo a pesquisadora Maddie Stone, do Google Project Zero, a falha atinge apenas aparelhos com processadores da linha Exynos, já que os hackers ganham acesso ao privilégio de ler e escrever na memória do kernel.
A Samsung já lançou uma correção para as falhas em 2021, mas os hackers ainda estão explorando a brecha. Portanto, o pesquisador recomenda que os proprietários desses dispositivos não instalem aplicativos de fontes desconhecidas.
Realme 10 5G lançado com 700 Dimensity e câmera de 50 MP
O realme 10 5G foi lançado na semana passada e promete ser uma boa opção para quem procura o primeiro smartphone com a nova rede 5G.
Com um design tão marcante quanto seu irmão 4G, o realme 10 5G tem tela LCD IPS de 6,6 polegadas com resolução FHD Plus e taxa de 90 Hz.
Quanto ao processador, o realme 10 5G usa o chipset MediaTek Dimensity 700, e deve funcionar com 8 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento interno.
O conjunto de câmeras traseiras do realme 10 5G é composto por uma lente principal de 50 MP, uma lente macro de 2 MP e uma lente especial dedicada ao uso de Inteligência Artificial.
Por fim, há uma bateria de 5.000 mAh com carregamento de 33 W e Android 12 rodando sob o realme UI 3.0. Anunciado inicialmente na China, o realme 10 5G custa o equivalente a 975 reais na versão mais básica.
Até o momento, não há previsão de lançamento no Brasil.
Brasil olha para Taiwan para atrair fabricantes de chips
Segundo informações do último final de semana, o Brasil entrou no radar de investimentos de Taiwan. Isso aconteceu após uma reunião de empresários e representantes do nosso governo com o Ministério de Assuntos Econômicos da ilha.
Segundo as autoridades taiwanesas, a ilha tem capacidade para ajudar o Brasil a desenvolver a indústria local de semicondutores, já que Taipei vê nosso país como seu melhor parceiro na América Latina.
Isso porque temos acordos tarifários especiais com Argentina, Paraguai e Uruguai dentro do Mercosul, o que facilita a exportação de cavacos produzidos em solo nacional para esses países.
Além disso, a montagem de chips no Brasil também traz outra vantagem: pode ampliar o acesso de empresas taiwanesas ao mercado americano, dada a proximidade física entre os países.
Porém, neste primeiro momento, não foram anunciados grandes investimentos, já que tudo está sendo estudado pelas autoridades taiwanesas.
Claro, esperamos ver a TSMC ou algum outro grande fabricante anunciar a construção de uma fábrica no Brasil, mas tudo deve depender de incentivos fiscais e oportunidades oferecidas pelo governo brasileiro.
Detalhes da MediaTek Dimensity 9200 e SD 8 Gen 2 chegam ao mercado
Durante a conferência Executive Summit 2022, a MediaTek detalhou um pouco mais o chipset Dimensity 9200. A fabricante taiwanesa destacou que é o primeiro chip a ser fabricado na segunda geração do processo de 4 nm da TSMC.
Além disso, o hardware estreia a arquitetura Armv9 Gen 2, núcleo de desempenho Cortex-X3 e três núcleos Cortex-A715. Este chip também vê a primeira aparição da GPU Immortalis-G715. Para completar, temos suporte para o novo padrão de internet sem fio Wi-Fi 7.
O chipset ainda promete desempenho 12% maior que o antecessor, enquanto a nova GPU entrega desempenho 32% maior que a geração anterior, e com destaque para o consumo de energia 41% menor.
O sistema de resfriamento também passou por melhorias, e em termos de câmeras, gravar à noite com o Dimensity 9200 – em 4K a 30 fps – consome 25% menos energia em relação ao Dimensity 9000, além de ter uma redução de ruído 20% maior com zoom de 10x.
No evento, a MediaTek também anunciou o modem T800 5G, os chipsets Kompanio 520 e 528 para Chromebooks e um chip para Smart TVs chamado Pentonic 1000.
E a Qualcomm também aproveitou a semana para lançar o Snapdragon 8 Gen 2, com melhorias em relação ao seu antecessor, como suporte para Wi-Fi 7, RAY tracing em jogos e gravação de vídeos em 8K.
Samsung Galaxy A54 mostra seu possível design em imagens vazadas
O Galaxy A54 está cada vez mais próximo de seu lançamento oficial. Como de costume, já temos algumas renderizações vazadas antes do tempo. Ou seja, o design final do aparelho já está disponível.
Mas sejamos honestos, não temos mudanças significativas no campo do design, já que a Samsung decidiu não mudar o time que está ganhando este ano.
Assim, os renders mostram um Galaxy A54 com três câmeras ao invés de quatro, e os sensores ficam “soltos” na traseira sem a presença de módulo.
Outro ponto visível é a presença da porta USB-C na parte inferior, acompanhada de alto-falante e microfone principal. Já na parte superior, fica a gaveta para fichas de operadora e outro microfone.
Na lateral direita, aparecem os botões de volume e power — que não parece ter leitor de impressão digital integrado, já que ficará localizado sob o display AMOLED de 120 Hz.
Vale lembrar que o Galaxy A54 também pode ser anunciado com bateria de 5.100 mAh, câmera principal de 50 MP, carregamento de 25W e Android 13 nativo.
Ainda não temos uma data exata de lançamento, mas tudo indica que o A54 deve chegar ao mercado logo após o Galaxy A14. Isso porque o segundo foi homologado na Bluetooth SIG desta semana. Ou seja, a última certificação antes da apresentação oficial.