Galaxy M13 vs Galaxy A13: qual celular bsico traz mais vantagens? | Comparativo

 15 total views

A Samsung tem no M13 e no A13 duas opções que competem para ver qual é o melhor celular de entrada lançado em 2022. Eles prometem uma experiência com vantagens acima da média para a categoria.

Neste duelo entre as diferentes linhas de smartphones da coreana, qual Galaxy tem os melhores benefícios no segmento básico? O Comparativo do TudoCelular te mostra a resposta.



Galaxy M13 aposta em boa autonomia de bateria e c





Samsung
25 Out




Galaxy A13: melhor celular b





Samsung
06 Jul


ndice do Comparativo

Design e conectividade

Samsung Galaxy M13

Começando pelo design, encontramos uma construção inteira de plástico nos dois aparelhos. A diferença fica por conta de diferenças na aparência da parte traseira. O M13 possui acabamento fosco com textura em linhas para evitar marcas de dedos, além de um bloco de câmeras saltado. Já o A13 aposta em uma tampa lisa, com os sensores distribuídos individualmente, assim como os modelos mais caros.

De ambos os lados, a Samsung resolveu colocar o leitor de impressões digitais integrado ao botão de energia. Mas não espere neles qualquer certificação de resistência contra água e poeira.

Samsung Galaxy A13

Na frente, a coreana não adotou o layout em furo nestes básicos e preferiu manter o notch em forma de gota. Nas dimensões, o modelo da linha M é o mais fino e leve da dupla, enquanto o Galaxy A se trata do menor em altura e largura. Mesmo assim, são diferenças pequenas em todas as medidas.

Os dois contêm uma gaveta tripla que permite expansão de armazenamento, por cartão microSD. Além disso, também há Wi-Fi de quinta geração e Bluetooth 5.0, mas nada de suporte a NFC neles.

Temos praticamente as mesmas características. Só que o visual mais moderno do A13 desempata e dá o ponto a ele.











Melhor construção

Nenhum

Visual mais moderno

Galaxy A13

Slot é híbrido ou dedicado?

Ambos

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Nenhum

Melhor certificação de resistência?

Nenhum

Qual é mais compacto e leve?

Nenhum

Tem NFC?

Nenhum




Multimdia e recursos

Tela


A fabricante colocou nestes aparelhos uma tela LCD de 6,6 polegadas. Pelo material, não espere um nível de brilho adequado para boa visibilidade, apesar de esta dupla ainda ficar acima da média para a categoria.

Ao menos, a resolução deles é Full HD+, para não decepcionar na nitidez das imagens. A Samsung também manteve uma taxa de atualização de 60 Hz nos seus básicos, o que deixa a fluidez das animações mais limitada.

Por enquanto, temos um empate. Porém, o A13 oferece alguns benefícios a mais aqui. Estamos falando do maior aproveitamento frontal, graças às bordas menores, e da presença do Gorilla Glass 5, para garantir proteção contra arranhões e impactos.

Ou seja, é mais um ponto para a linha A.












Melhor tecnologia de tela

Nenhum

Melhor brilho de tela

Nenhum

Cores mais precisas

Nenhum

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy A13

Tela de Hz elevada?

Nenhum

Proteção Gorilla Glass?

Galaxy A13

Qualidade geral da tela

Nenhum

Som


A Samsung não investiu na parte de áudio nestes modelos de entrada e acabou deixando apenas um alto-falante mono neles. Isso acaba deixando a imersão do usuário mais limitada para filmes ou músicas.

A qualidade de som dos dois também não agrada, já que ambos não fornecem um bom equilíbrio entre graves, médios e agudos. O que o Galaxy A13 leva a melhor é na potência sonora, que fica mais decente do que a performance abaixo da média do M13.

Pelo menos, a empresa não deixou de fora o conector físico para fones de ouvido, mesmo que o acessório não venha na embalagem.

Por ter um volume máximo mais amplo, damos o ponto de novo para a linha A.








Som é estéreo?

Nenhum

Possui entrada P2?

Ambos

Maior equilíbrio de frequências

Nenhum

Potência sonora

Galaxy A13

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Tanto o M13 quanto o A13 saem da caixa equipados com o Android 12 pré-instalado, sob a interface One UI Core 4.1. A versão mais enxuta do software da coreana já indica que você não terá a mesma quantidade de atualizações presente em modelos mais caros e com a edição padrão.

Outros cortes acontecem nos recursos. Os famosos atalhos do Tela Edge, por exemplo, não estão por aqui. Já as ferramentas de customização não serão um problema para deixar o Android com a sua cara.

É importante reforçar que a falta de um painel com taxa elevada limita a sensação de fluidez nestes aparelhos, o que acaba não ajudando a minimizar os engasgos existentes na experiência prática. Para completar, eles não têm suporte ao 5G para rede móvel veloz.

Sem grandes diferenças de um para o outro, temos um empate neste quesito.








Sistema bem atualizado?

Nenhum

Sistema será atualizado futuramente?

Nenhum

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Nenhum

Há rede móvel 5G?

Nenhum

Software mais fluido

Nenhum

Desempenho

Estes dispositivos vêm equipados com a mesma plataforma móvel Exynos 850, da própria Samsung. Mas isso não significa que são iguais em desempenho. O A13 se mostrou mais eficiente no multitarefas durante os nossos testes e foi 35 segundos mais rápido que o “irmão”.

Essa distância não é captada nos benchmarks, visto que temos praticamente os mesmos resultados no AnTuTu e no Geekbench. Os jogos até rodam aqui, só que você terá de sacrificar a qualidade de exibição para executar em uma performance mais satisfatória.

Por ser o mais rápido, o Galaxy A anota o ponto.









Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy A13

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Nenhum

Quem tem os melhores números de benchmark?

Nenhum

Qual o processador mais atualizado?

Nenhum

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Galaxy A13

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria

Os celulares não fogem do que se tornou uma espécie de padrão do mercado. Eles entregam uma bateria com capacidade de 5.000 mAh. Com ela, os nossos testes padronizados indicaram para uma autonomia similar, que passa das 28 horas de duração.

Na recarga, a Samsung manda na embalagem um adaptador de 15 W. O A13 parece fazer um uso melhor dele e demora cerca de 20 minutos a menos que o “irmão” para completar o processo, ainda que siga levando mais de duas horas.

O carregamento mais rápido dá o ponto ao Galaxy A.







Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Galaxy A13

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Nenhum

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Cmera

Temos um conjunto triplo no M13, contra quatro câmeras traseiras no A13. Ambos são liderados por uma principal de 50 MP. Eles tiram fotos boas para publicar nas redes sociais, mas não espere que consigam explorar toda a capacidade do sensor em nitidez e cores. À noite, os resultados não são decepcionantes, só que poderiam ser melhores se houvesse um modo noturno.

A lente de desfoque deles faz um bom trabalho no modo retrato, ao apresentar poucos erros. Já a ultrawide não acompanha a qualidade da principal no nível de detalhes, mesmo que ainda não faça feio no geral.

O diferencial do Galaxy A é a presença de uma câmera macro, que pode pecar pela baixa resolução e pela falta de foco automático, porém ainda obtém registros melhores do que os improvisados pela câmera principal no modelo da linha M.

O conjunto mais versátil dá o ponto ao A13.










Melhor conjunto de câmera traseira

Nenhum

Melhores fotos noturnas

Nenhum

Conjunto mais versátil

Galaxy A13

Melhor ultrawide

Ambos

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Galaxy A13

Melhor profundidade

Ambos

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy M13

A filmadora deles grava somente em Full HD a 30 fps. A qualidade é satisfatória com a câmera principal, assim como a captura de áudio estéreo. O foco também se mostrou acima da média na agilidade. Ficou faltando na dupla um sistema de estabilização, para lidar com os tremidos.

Sem diferença nos resultados, temos um ponto para cada.









Possui estabilização óptica?

Nenhum

Possui estabilização eletrônica?

Nenhum

Foco mais ágil

Ambos

Grava em 4K a 30 fps?

Nenhum

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor qualidade de vídeo

Ambos

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A13

A câmera frontal de 8 MP presente nos dois atende bem durante o dia, mas sofre nas selfies noturnas. Pelo menos, o modo retrato se mostrou eficiente em ambos, ao ter mais acertos do que erros. Nos vídeos de frente, estes celulares também são limitados à resolução Full HD.

Vamos de empate de novo.






Melhor conjunto de câmera frontal

Nenhum

Câmera frontal grava em 4K?

Nenhum

Melhor selfie

Nenhum

Preo

Tanto o Galaxy M13 quanto o A13 foram lançados oficialmente no Brasil, pelo mesmo preço sugerido de R$ 1,800. No cenário do mercado atual, a linha M tem sido encontrada a custos menores no varejo, com valores que baixam dos R$ 1.000.

Como qualquer economia faz a diferença no bolso do consumidor, ainda mais neste segmento, o último ponto vai para o M13.





Qual teve melhor preço de lançamento?

Nenhum

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Galaxy M13



7.8
Hardware


10
Custo Benefcio







Samsung Galaxy M13






Comparar











7.8
Hardware


9.6
Custo Benefcio







Samsung Galaxy A13






Comparar









Concluso

Apesar do placar largo a favor do A13, a diferença em muitos quesitos para o M13 ficou nos detalhes. É o caso do conjunto de câmeras, que apresenta quase a mesma performance nos dois, porém a presença do sensor macro desempata no geral para o vencedor do duelo. Outra situação consiste na bateria, pela mesma autonomia vista nos dois, com uma demora menor no carregamento para o Galaxy A.

O lado vitorioso também tem um design mais moderno, uma tela com menos bordas e proteção no vidro e um som mais potente, além do desempenho mais rápido, apesar da plataforma similar. A vantagem do Galaxy M fica por conta do custo-benefício, já que aparece mais barato no mercado brasileiro.

RESULTADO

Samsung Galaxy M13: 4 PONTOS

  • Sistema enxuto e com a mesma longevidade
  • Vídeos em Full HD com áudio estéreo e foco ágil
  • Selfies com modo retrato eficiente
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Samsung Galaxy A13: 9 PONTOS

  • Design mais moderno
  • Tela com menos bordas e proteção contra arranhões
  • Som mono com boa potência
  • Sistema enxuto e com a mesma longevidade
  • Desempenho mais rápido
  • Bateria com recarga mais rápida
  • Câmeras traseiras com sensor macro
  • Vídeos em Full HD com áudio estéreo e foco ágil
  • Selfies com modo retrato eficiente

Entre o M13 e o A13, qual Galaxy você prefere? Acha melhor pagar menos por um, ou mais pelas vantagens pequenas do outro? Comente aí no espaço abaixo!

(atualizado em 20 de novembro de 2022, s 00:06)