
231 total views
Do Mac aos iPods e iPhones, é inegável que a Apple conseguiu tornar seus produtos reconhecíveis pelos nomes. Vale até notar como algumas fórmulas, como o prefixo “i”, ou as linhas “Air” — que passaram do Macbook Air para os AirPods — fazem parte dessa identidade. Com isso em mente, o pesquisador de visualização de dados Nicolas Kruchten montou um interessante mapa interativo mostrando como a Apple combina diferentes elementos em seus nomes de produtos.
No esquema, completo na imagem abaixo, é possível ver desde o “i” que se junta ao “OS” para formar o sistema de smartphones da marca, até como o “iPhone” vira “Pro” e até “Max” — nome dos aparelhos mais avançados da marca a cada ano.
Kruchten disse que teve a ideia do projeto depois de ler uma biografia do cofundador da Apple, Steve Jobs. Existe até uma versão interativa desse esquema que pode ser acessado aqui🇧🇷 Ao clicar em cada uma das bolas, veja com quais ela se conecta.
“Adoro a maneira como a Apple nomeia as coisas: FireWire, App Nap, iPhone, iPod, EarPod, AirPod, AirPlay, FairPlay etc. Decidi visualizar vários nomes de recursos e produtos da Apple como uma rede para ver essa reutilização em ação. nomes de lista pública de marcas registradas da Apple”, explica o desenvolvedor.
O design também vale por relembrar alguns produtos menos falados da marca, mas que são inegavelmente Apple, como o iAd WorkBench para AppleTalk.
E você, explorou o esquema? Deixe suas impressões sobre os nomes dos produtos Apple!