
114 total views
Muito se tem falado sobre a possibilidade de usar a ferramenta jailbreak disponível para iOS 16 para poder ler e modificar arquivos internos do sistema, o que amplia a possibilidade de customização. Mas a grande novidade é que um desenvolvedor conseguiu, de um exploit para poder alterar a fonte padrão do sistema sem usar o jailbreak.
Zhuowei Zhang compartilhou suas descobertas no Twitter, explicando que usou o exploit CVE-2022-46689 para substituir a fonte padrão do iOS – que é San Francisco. O CVE-2022-46689 afeta dispositivos que executam o iOS 16.1.2 ou versões anteriores do sistema operacional e essencialmente permite que os aplicativos executem código arbitrário com privilégios de kernel. Ele foi corrigido com o iOS 16.2, que também corrigiu várias outras falhas de segurança encontradas na versão anterior do iOS.
O desenvolvedor inclui fontes DejaVu Sans Condensed, Serif, Mono e Choco Cooky – este último disponível originalmente apenas em sistemas Android. Segundo ele, o processo deve ser seguro para todos, pois todas as alterações são revertidas após a reinicialização do aparelho.
Ainda assim, ele recomenda que os usuários façam backup de seus dispositivos antes de substituir a fonte padrão do sistema. Ele também detalha que a mudança afeta apenas parte do texto no iOS, já que outras partes do sistema usam fontes diferentes.
No entanto, vale lembrar que mesmo sem usar um jailbreak, não é tão fácil instalá-lo em um iPhone ou iPad. Para conseguir essa façanha, você mesmo precisa compilar o projeto Xcode ou assinar manualmente o arquivo IPA com um certificado de desenvolvedor para instalá-lo em seu dispositivo.
E você, ficou tentado a testar o recurso de desenvolvedor? Deixe o seu comentário abaixo!