Apple Pencil pode ter a capacidade de imitar cores e texturas da vida real no futuro, indica patente

 218 total views

A Apple registrou uma nova patente que descreve um sistema de emissão e detecção de luz que, conforme descoberto na semana passada pelo site Patente da Applepode ser utilizada em uma nova geração de caneta stylus da marca, a Apple Pencil, que agrega funcionalidades exclusivas para diferentes modelos de tablets.

De acordo com os documentos, a caneta usaria esse sistema para ajudar o dispositivo a “imitar” cores e texturas de uma superfície da vida real. Ao digitalizar um objeto no mundo físico, o acessório seria capaz de reproduzir o tom e até a aparência da superfície na tela do computador — no universo da Apple, apenas o iPad.

O mecanismo seria composto por fotossensores que detectam variações no espectro de luz para representar uma cor no aparelho e um emissor de luz que possibilita analisar as características de uma superfície para medir sua textura.

O registro da patente da empresa não significa necessariamente que a Apple usará a tecnologia em uma nova geração do Pencil, mas vale lembrar que a big tech também garantiu seus direitos a um método de inserção de controles sensíveis ao toque na caneta stylus.

Rumores afirmam que a Apple lançará seu primeiro iPad Pro com tela OLED em 2024. Esta seria a ocasião ideal para apresentar uma nova geração da caneta stylus com funções inéditas que permitiriam mais potência para competir com a S Pen, por exemplo, que é compatível com tablets e uma lista selecionada de telefones Samsung.

O Apple Pencil é compatível apenas com modelos de iPad. Especula-se que a empresa cogitou lançar um modelo mais acessível do acessório com recursos limitados, mas que fosse compatível com o iPhone, mas os planos parecem ter sido descartados.